Atlético Nacional x FLU – Informações, Fatos e Curiosidades
O Flu volta a campo hoje, diante do Atlético Nacional, para decidir sua sorte na Copa Sul-Americana 2019. Com uma vantagem considerável, o tricolor segue adiante mesmo em caso de derrota – se perder por 2 gols de diferença, ou por 3, desde que marque, o Flu seguirá vivo na competição. Caso o placar se repita a decisão será nas penalidades máximas. E, evidente, em caso de vitória – o que todos esperamos – avançaremos à fase seguinte.
E essa é a oitava vez que o Fluminense disputa a Copa Sul-Americana. A melhor campanha aconteceu em 2009,
quando chegou à final. No ano passado, a equipe
tricolor parou na semifinal. No total, foram 47 partidas
pelo torneio, com 23 vitórias, 12 empates e 12 derrotas.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Este será o sexto jogo na história contra o Atlético Nacional (COL). Até aqui, foram quatro vitórias e um empate. Na partida de ida, no Maracanã, o Fluminense venceu por 4 a 1. Com isso, pode perder por até dois gols de diferença para avançar à terceira fase
Natural de Medellín, o atacante Yony González vai atuar pela primeira vez em seu país desde que chegou ao Fluminense. Contratado após se destacar no Junior Barranquila (COL) no ano passado, o colombiano é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com dez gols.
Em 1953, o Fluminense participou do Torneio de Medellín, com os colombianos Deportivo Cali e Atlético Nacional e o Alianza Lima, do Peru. Este quadrangular marcou a inauguração do Estádio Atanasio Girardot, que receberá o confronto desta noite. O primeiro jogo no local foi o empate em 1 a 1 entre o Flu e o clube de Cali.
Ninguém está suspenso para este confronto. O atacante Luciano é o único jogador tricolor pendurado.
A delegação tricolor viajou com 18 atletas para Medellín. Os volantes Airton – que volta a ser relacionado após se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita – e Allan e o atacante Luciano se juntaram ao grupo na última segunda-feira em Salvador, após desfalcarem a equipe contra o Bahia. Fora da lista de inscritos, o meia Léo Artur e os atacantes Ewandro e Kelvin retornaram ao Rio.
Por já terem sido inscritos por Santos e Bahia, respectivamente, o volante Yuri e o meia-atacante Guilherme não podem atuar na Copa Sul-Americana pelo Fluminense. Este último, aliás, está em tratamento por conta de uma lesão muscular na coxa direita.
Convocado para a Seleção olímpica que disputará o Torneio de Toulon, o centroavante Pedro não foi inscrito para esta fase da Copa Sul-Americana. Outro desfalque pelo mesmo motivo é o do atacante Marcos Paulo, chamado pela seleção portuguesa.
O zagueiro Léo Santos recupera-se de uma cirurgia no joelho direito. Já o capitão Digão sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda e está entregue à preparação física. O volante Bruno Silva faz tratamento após passar por uma artroscopia no joelho esquerdo.
NA TEMPORADA
31 Jogos
15 Vitórias
7 Empates
9 Derrotas
57 Gols pró
30 Gols contra
Aproveitamento: 55,9%
ARTILHEIROS
Luciano (15) Yony González (10); João Pedro (8); Everaldo (5); Matheus Ferraz e Pedro (3); Ganso e
Gilberto (2); Ibañez, Ezequiel, Bruno Silva, Marlon, Digão, Caio Henrique, Dodi e Nino (1); Márcio Costa/
Boavista (contra)
ASSISTÊNCIAS
Yony González (7); Everaldo e Daniel (6); Luciano (4); Mascarenhas, Caio Henrique, Allan, Matheus Ferraz e Marcos Paulo (2); Bruno Silva, Digão, Ganso, Marcos Calazans, Igor Julião, Gilberto e João Pedro (1)
CARTÕES AMARELOS
Luciano (11); Bruno Silva e Airton (8); Everaldo (7); Nino (6); Matheus Ferraz (5); Allan e Caio Henrique (4); Digão e Daniel (3); Igor Julião, Marcos Calazans, Ganso e Fernando Diniz (2); Rodolfo, Yony González, Ezequiel, Léo Santos, Frazan, Marlon, Dodi, Gilberto, Guilherme, João Pedro e Yuri (1)
CARTÕES VERMELHOS
Luciano, Airton, Everaldo, Pablo Dyego, Ganso, Agenor e Fernando Diniz (1)
ST