Ataque forte e regularidade! Confira como foi a temporada 2021 do Millonarios, adversário do Flu na Libertadores

Compartilhe

O Fluminense conheceu na noite da última quarta-feira (22) o seu adversário na estreia da Pré-Libertadores de 2022.  Apesar do sorteio ter acontecido na última terça-feira (21), o adversário Tricolor poderia ser o Millonarios ou o Deportivo Cali, já que a final do play-off do Clausura do Campeonato Colombiano de 2021, que representa o título do segundo turno do Campeonato Colombiano, ainda não tinha acontecido. Com o Deportivo Cali conquistando o título e a classificação direta à fase de grupos da Libertadores, a vaga na Pré-Libertadores contra o Fluminense ficou com o Millonarios. O Saudações Tricolores apresenta como foi a temporada da equipe colombiana em 2021.

A temporada colombiana é divida em três competições de elite:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Copa Colômbia

A Copa Colômbia é como se fosse uma Copa do Brasil e reúne 35 equipes para disputar o título no sistema mata-mata com jogos de ida e volta. A competição é divida em primeira fase, segunda fase, terceira fase, oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final.

Na temporada de 2021, o Millonarios entrou direto na terceira fase e não conseguiu vencer nenhuma partida, sendo eliminado para o Alianza Petrolera após perder o primeiro jogo fora de casa por 1×0 e empatar o segundo jogo por 1×1 em casa. O único gol da equipe na competição foi marcado pelo meio-campista colombiano David Silva.

Campeonato Colombiano: Apertura

Equivalente ao primeiro turno do Campeonato Colombiano, o Apertura reúne 19 equipes se enfrentando em turno único no sistema de todos contra todos, onde apenas uma equipe é rebaixada e as oito melhores equipes se classificam para as quartas-de-final, onde se enfrentam em jogos de ida e volta, no sistema de mata-mata, até a final.

O Millonarios fez uma campanha boa no Apertura, foram 18 jogos, 10 vitórias, 3 empates, 5 derrotas, 25 gols feitos e 18 gols sofridos, terminando na 3ª colocação com 33 pontos, um a menos do Atlético Nacional, que terminou em 1º. Nas quartas-de-final a equipe eliminou o América de Cali com uma vitória de 2×1 e um empate em 0x0, na semifinal eliminou o Junior Barranquilla perdendo o primeiro jogo por 3×2 e vencendo o jogo de volta por 2×0 e na grande final, acabou perdendo o título para o Deportes Tolima com uma derrota de 2×1 e um empate em 1×1.

O Millonarios ainda teve seu atacante como um dos três artilheiros do Apertura. O velho conhecido do futebol brasileiro Fernando Uribe fez 11 gols e dividiu a artilharia com Jefferson Duque do Atlético Nacional e Diego Herazo do La Equidad.

Campeonato Colombiano: Clausura

Equivalente ao segundo turno do Campeonato Colombiano, o Clausura reúne 20 equipes se enfrentando em turno único no sistema de todos contra todos, onde duas equipes são rebaixadas e as oito melhores se classificam para a fase de grupos do play-off da competição, onde são dividas em dois grupos de quatro equipes, se enfrentando em jogos de ida e volta contra as equipes do mesmo grupo e classificando o primeiro colocado de cada grupo para a final do Clausura, que também é disputado em jogos de ida e volta.

O Millonarios conseguiu fazer mais uma campanha consistente, terminando em segundo lugar na fase regular do Clausura, com uma campanha de 20 jogos, 11 vitórias, 3 empates, 6 derrotas, 36 gols marcados e 23 gols sofridos. A equipe teve o melhor ataque dessa fase e se classificou para o grupo B do play-off, que reúnia o Deportes Tolima, América de Cali e Alianza Petrolera. Com 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 9 gols feitos e 5 gols sofridos, o Millonarios terminou em segundo lugar no grupo B com 11 pontos e teve que torcer para o seu algoz no Apertura e no Clausura Deportes Tolima vencer a final do Clausura contra o Deportivo Cali para se classificar direto à fase de grupos da Libertadores da América por ter feito a segunda melhor campanha no geral. Como o Deportivo Cali foi campeão, o Millonarios ficou com a vaga na Pré-Libertadores.

O atacante Fernando Uribe foi bem mais um vez e terminou o Clausura como vice-artilheiro com 12 gols, atrás apenas de Harold Preciado do Deportivo Cali, que fez 13 gols.

Fernando Uribe em 2021 (Foto: Divulgação Millonarios)

Resumo da temporada

Em resumo, o Millonarios fez uma temporada consistente com duas boas campanhas nos torneios de Apertura e Clausura, deixando a desejar apenas na Copa Colômbia, sendo eliminado na terceira fase. Na tabela agregada do Campeonato Colombiano, o Millonarios ficou em segundo lugar com 50 pontos, atrás apenas do Deportes Tolima e teve o segundo melhor ataque geral da competição com 78 gols e teve o artilheiro geral da competição: Fernando Uribe, com 23 gols ao todo. Confira os números gerais da equipe nas três competições disputadas em 2021:

  • 52 jogos
  • 26 vitórias
  • 11 empates
  • 15 derrotas
  • 79 gols feitos
  • 55 gols sofridos

ST


Compartilhe