Adversário de Maradona, último ato de Ronaldinho e mais: relembre os jogos do Fluminense nos Estados Unidos
Com vaga garantida no Mundial de Clubes da FIFA de 2025, que será disputado nos Estados Unidos, o Fluminense se prepara para mais um grande desafio internacional em sua história. Mas essa não será a primeira vez que o Tricolor cruzará fronteiras rumo ao solo norte-americano. Em diferentes momentos da sua história, o clube levou sua tradição aos EUA, participando de torneios amistosos e de pré-temporada. Nesta matéria, relembramos algumas dessas passagens pelo Torneio Transatlântico de 1984 e as edições da Florida Cup, além de amistosos disputados.
A estreia nos EUA: Torneio Transatlântico de 1984
Pouco tempo após conquistar o Campeonato Brasileiro de 1984, o Fluminense foi convidado a participar do Torneio Transatlântico, disputado no Giants Stadium, em Nova Jersey. O evento reuniu grandes clubes internacionais, como Udinese (Itália), Barcelona (Espanha) e o tradicional New York Cosmos (EUA), que na época ainda atraía olhares por suas estrelas do passado.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
- Udinese 1×1 Fluminense
- Fluminense 2×2 Barcelona
Na estreia, o Flu empatou com a Udinese (ITA) em 1 a 1, com gol de Romerito, e acabou eliminado nos pênaltis. Na disputa do terceiro lugar, o Tricolor protagonizou um jogo histórico contra o Barcelona (ESP). O empate por 2 a 2 (gols de Paulinho e Romerito) levou a decisão novamente às penalidades, e os espanhóis venceram por 5 a 4.
Um fato curioso sobre a participação no Torneio Transatlântico de 1984 é que o Fluminense participou logo após conquistar o Campeonato Brasileiro, utilizando uma equipe com reservas e jogadores da base na estreia contra a Udinese. Outro destaque foi a partida contra o Barcelona, que marcou a despedida de Diego Maradona do clube espanhol.
Amistosos
O Fluminense também acumula dois amistosos disputados em solo americano, desta vez contra equipes da América Latina.
- Chivas Guadalajara 1 x 1 Fluminense
- Fluminense 4×3 Orlando City
Dois meses após o Torneio Transatlântico de 1984, o Tricolor voltou aos Estados Unidos para enfrentar o Chivas Guadalajara, do México, em mais um amistoso internacional. E pela terceira vez consecutiva em território americano, a partida terminou empatada — novamente por 1 a 1.
Já em 2013, o Fluminense protagonizou um duelo movimentado contra o Orlando City e conquistou sua primeira vitória nos Estados Unidos. Comandado por Abel Braga, o time venceu por 4 a 3, com gols marcados por Gum, Rhayner, Rafael Sobis e Samuel.
A Florida Cup: experiências mais recentes em solo americano
Décadas depois, o Fluminense retornaria aos Estados Unidos para participar da Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada que passou a atrair clubes da Europa e América do Sul. O Tricolor disputou o campeonato em três edições: 2015, 2016 e 2018.
2015
- Fluminense 0x3 Bayer Leverkusen
- Colônia 3×2 Fluminense
Na estreia, o Flu enfrentou o Bayer Leverkusen (ALE) e acabou pela primeira vez superado em território americano, uma derrota por 3 a 0. Na sequência, foi novamente superado pelos alemães do Colônia (ALE) por 3 a 2.
2016
- Fluminense 1×1 Shaktar Donetsk
- Internacional 1×0 Fluminense
O Tricolor mediu forças com o Shakhtar Donetsk (UCR) e pela primeira vez disputou um confronto brasileiro nos Estados Unidos, o adversário foi o Internacional, mas novamente terminou sua participação sem vitórias.
Uma curiosidade sobre a participação do Fluminense nesta Florida Cup de 2016 é que Ronaldinho Gaúcho, mesmo após sua saída do clube em setembro de 2015, esteve em campo vestindo a camisa tricolor devido a compromissos contratuais. Em janeiro de 2016, Ronaldinho participou do torneio amistoso representando o Fluminense, mesmo já tendo rescindido seu contrato com o clube carioca.
Essa situação chamou atenção na época, pois, mesmo não fazendo mais parte do elenco, Ronaldinho Gaúcho foi obrigado a atuar pelo Fluminense na Florida Cup de 2016 devido a cláusulas contratuais. Em entrevista ao programa “Bola da Vez”, da ESPN Brasil, o então técnico Eduardo Baptista explicou o cenário:
Ele explicou que, por força contratual, o clube era obrigado a escalar Ronaldinho na competição, mesmo que o jogador já não estivesse em forma ideal ou treinando com o grupo regularmente:
“Fomos fazer a Florida Cup que, no contrato, tinha de colocar o Ronaldinho. Tinha a força de contrato. Mas falei que titular não seria. É exibição? Então vai jogar os últimos 20 minutos. Titular será a equipe que trabalhou duro.”
Eduardo contou ainda um episódio humano e simpático com Ronaldinho em Orlando:
“Ele chega para mim, me dá um abraço e me diz: ‘Poxa, professor, desculpa estar te atrapalhando de novo’. O cara é puro, uma criança, um cara sensacional.”
Vale citar também, que foi uma das últimas aparições de Ronaldinho no futebol profissional.
2018
Fluminense 1×1 PSV Eindhoven
Barcelona de Guayaquil 3×1 Fluminense
Na edição de 2018, a última disputada pelo clube, os adversários foram o PSV Eindhoven (HOL) e o Barcelona de Guayaquil (EQU). Mais uma vez, o Tricolor não obteve triunfos.
Essas passagens pelos Estados Unidos relembram os jogos e curiosidades marcantes que o Fluminense passou por lá. Além disso, fortalece a expectativa para o Mundial de Clubes da FIFA em 2025. Com experiência e história, o Tricolor chega ao país pronto para buscar mais uma conquista em sua trajetória.