A institucionalização da VAR-taria

Compartilhe

A teoria do VAR era absoluta. Ele vinha para dirimir dúvidas em lances polêmicos e esclarecer erros crassos de arbitragem. Para quem não sabe o que é VAR, ou que diabos significa isso, um pequeno resumo: VAR é uma sigla em inglês que significa “Arbitro Assistente de Vídeo”. Ele, teoricamente, deveria servir para auxiliar o árbitro de campo. De acordo com o protocolo da FIFA, seria  “assistência por vídeo para detectar erros claros e óbvios em situações que possam modificar o resultado de um jogo“. São elas, e deveria ser aplicado somente em 4 casos:

  • Gol
  • Pênalti
  • Cartão vermelho direto
  • Confusão de identidade

Mas o que vemos por aí não é o que está definido no protocolo da FIFA. O que vemos é que foi Institucionalizada a putaria no futebol brasileiro. Ao invés do VAR entrar em campo para equalizar as regras, e trazer mais justiça e igualdade ao jogos, ele entrou em campo para tirar a “interpretação” do lance do árbitro de campo e age ao bel prazer.

Nem todo toque de bola na mão dentro da área é pênalti. O do Allan, nesse último jogo foi; já o do William Arãao não:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O do Gilberto, contra o Bahia foi; já o do jogador do Santos, não

Esse lance aqui, foi falta:

Esse aqui não:

Esse lance foi capaz de anular um gol:

Esse aqui, não aconteceu nada:

Nesse aqui, teve jogador expulso pelo segundo amarelo:

Nesse aqui não teve o segundo amarelo:

E nem vermelho direto:

Ora, pra que diabos então instituíram o VAR no Brasil? Não tem critério definido, ao contrário. Tiraram a subjetividade do árbitro de campo, que era aquela decisão de segundos, de seguir o que viu, auxiliado pelos assistentes, e passaram para uma sala, onde não se sabe o que se passa e nem que intenção quem está lá tem. Pode-se voltar no tempo até achar uma falta num lance há dois minutos atrás e anular um gol; pode-se ignorar um lance de invasão de área no pênalti e expulsar um goleiro por ter se adiantado numa defesa:

Não se trata de chôroro, mimimi, ou qualquer coisa. Se trata de que PRECISAMOS falar sobre isso e pressionar a CBF. É preciso pedir socorro na Fifa. Os que falam que reclamar de absurdos como os mostrados acima é chôroro são os mesmos que são beneficiados por esse ABSURDO que acontece no futebol brasileiro, querendo desqualificar uma reclamação com fundamentos.

Os clubes precisam REAGIR agora! Não dá mais para suportar o que estão fazendo com o futebol brasileiro. Os clubes precisam se unir, imediatamente, para acabar com essa putaria institucionalizada. Todos temos o que reclamar, todos se sentem prejudicados por isso. O VAR não foi criado com esse intuito e está sendo distorcido ao bel prazer de poucos.

A CBF precisa se pronunciar. Os clubes precisam se manifestar. Não dá para assistir calado o que está acontecendo no nosso futebol.

O que queremos é uma isonomia nos lances.
Mão dentro da área é pênalti, então que seja em todos os lances;
Goleiro se adiantou na cobrança é amarelo? Que seja em todos os lances;
Jogador invadiu, é amarelo? Que seja em todos os lances;
Falta por trás, no tornozelo, é vermelho? Que seja em todos os lances.

Queremos justiça no futebol, nossa maior paixão. E não essa putaria institucionalizada que assistimos hoje, nas saletas de TV dos estádios.

Pra ontem!

ST


Compartilhe