A entrevista exclusiva com Ayrton Xerez , pré candidato à presidência do Fluminense
É anunciado o primeiro candidato à presidência do Fluminense , ele é Ayrton Xerez . Bacharel em direito e engenheiro civil , Xerez é sócio do Fluminense há quarenta anos e concedeu entrevista exclusiva ao SaudaçõesTricolores.com.
Quem é Ayrton Xerez?
Sou um tricolor comum, de classe média, que fez engenharia civil que trabalhou no BNH , na Caixa Econômica e que em algum momento eu fui para vida pública. Fui deputado federal por três mandatos, fui secretário de estado. Enfim , minha vida têm sido de desafios e graças a Deus eu tenho conseguido vencer esse desafios, sempre com uma visão para fazer algo de bom para as pessoas e instituições, sobre tudo o Fluminense Football Club.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Situação do Flu?
O Fluminense anda desprestigiado e nós precisamos devolver ao patamar de conquistas e glórias e padrão olímpicos que nós sempre fomos.
Relação política no Flu?
Eu me tornei sócio em 1975 , com a minha carteira assinada pelo Francisco Horta, então eu tenho quase 45 anos de sócio no Fluminense. Nunca fui frequentar muito o clube, mas a partir de alguns convites que recebi de pessoas que tem boas intenções – e que ,também, estão dispostas de servir ao clube – me fizeram sentir a vontade de que servir ao Fluminense. E o a gente precisa fazer é : tirar as pessoas que querem que o Fluminense sirvam a elas.
Desafios como presidente do clube e primeiro passo para a volta às glórias
Nós temos três grandes vetores a enfrentar. Primeiro : Plano de reestruturação financeira ( equacionar a dividas e obter novos patrocínios) para termos uma nova vida;
Segundo: Recuperação do patrimônio imobiliário do Fluminense : onde todos tem inveja, a sede da Laranjeiras fica no coração da cidade do Rio de janeiro, do lado do Palácio Guanabara, e ela tem que ser considerada um ponto turístico da cidade. Porque além das glórias que tivemos no passado no estádio Manuel Schwartz, nós tivemos presidentes da república lá, enfim nós somos o berço da seleção brasileira. O Fluminense é história , o Fluminense é tradição, então nós não podemos deixar esse patrimônio abandonado. Temos que recuperar.
Terceiro: E o Fluminense é Football Club. Fazer com o que o Flu volte as recentes conquistas e as mais antigas com a máquina tricolor, Flávio, Washington , Assis , Rivelino.
Transparência nas contas?
Quando eu me referi ao plano de reestruturação financeiro, tem que ser com transparência , com ética, em todas as transações do Fluminense. Hoje, isso não há no clube. A transparência será uma condição necessária e perseguida no meu mandato no clube.
Você vê possibilidade na mudança do estatuto?
O que é um estatuto ? é um conjunto de regras de uma determinada coletividade . O estatuto é o estatuto para os sócios tricolores e seus convidados , o Fluminense precisa trazer sua família ao clube para a torcida voltar a crescer. O que vemos hoje é um estatuto que anda contra ao crescimento do clube.
Ações de marketing?
Meu primeiro é que a portaria seja mais educada. Os próprios sócios não são bem tratados. Vou lhe dar um exemplo , um ex-jogador , excelente por sinal , hoje, um economista renomado. Ele foi a tesouraria a fim de comprar um titulo do clube e adicionar os seus pequenos netos ao título. O rapaz que o atendeu na secretaria disse que ele não podia, pois só os pais tem direito de colocar os filhos , os avós não detêm o direito de por os netos. Se o estatuto atual defende isso, é óbvio que temos que mudar. E colocar profissionais nas áreas , chega de amadores, chega de PJ por conveniências, com uma folha salarial que não é paga pelo mercado e isso gera uma folha salarial gigantesca.
Paulo Angioni e Departamento de Futebol
Angioni já esteve no Fluminense várias vezes e está lá hoje pelas outras passagens de sucesso que teve. Não o conheço pessoalmente, mas todas as pessoas que eu falam dele dentro do clube é de uma pessoa séria e competente, como a descoberta de novos jogadores e a descoberta do Everaldo. E o Angioni poderia continuar sem problemas. Mas gostaria de contar também com Celso Barros ,Ricardo Tenório e Alcides Antunes. E a necessidade de ter scouts vasculhando todos os lugares do mundo.
União de forças?
Os nomes fortes do Fluminense precisam se unir e criar um novo plano de diretor para o clube , as nossas estruturas físicas não estão bem. Para que todos usem a sede para gerar recursos ao clube. E gostaria que esse projeto não fosse só meu , mas sim de todos os tricolores.
Auditoria nas contas?
É o natural isso acontecer, quando há uma sucessão no cargo. Essa auditoria irá gerar ações para o Flu eficiente e a auditoria é o primeiro pequeno passo para o Flu maior e profissional.
Veja a entrevista completa na integra: