Com “frio na barriga” e ambições, Arana faz sua estreia pelo Flu e projeta 2026
A caminhada do Fluminense na temporada de 2026 teve seu pontapé inicial na noite da última quarta-feira. No Estádio Luso-Brasileiro, o Tricolor superou o Madureira por 2 a 1, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Carioca. A partida serviu como cartão de visitas para as duas únicas contratações confirmadas pelo clube até o momento: o zagueiro Jemmes e o lateral-esquerdo Guilherme Arana.
Curiosamente, os dois reforços compuseram o lado esquerdo da retaguarda tricolor, setor que passou praticamente ileso às investidas do adversário. Embora tenha tido uma atuação sóbria, Arana foi decisivo na construção ofensiva, participando da gênese da jogada que resultou no gol da vitória.
Mesmo com o corredor esquerdo tendo sido mais explorado pelas descidas do colombiano Santi Moreno, o novo lateral demonstrou suas virtudes ofensivas através de ultrapassagens pontuais. O camisa 6 destacou-se pela qualidade na distribuição de jogo, utilizando tabelas para escapar da marcação e conduzindo a equipe à frente com a cabeça erguida. No aspecto defensivo, contribuiu com desarmes cirúrgicos, facilitando a transição para o ataque sob o comando de Maxi Cuberas à beira do gramado.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Ao deixar o gramado após o triunfo, Arana não escondeu a emoção de vestir o manto tricolor pela primeira vez:
— Muito feliz, com aquele frio na barriga que é natural, ainda mais sendo a camisa de um clube grande. Feliz pelo resultado, pelo torcedor comparecer. O time em formação, com muitos garotos querendo muito. Até correndo muito na hora que tem que segurar o jogo, mas isso é natural. Importante iniciar com vitória, acho que nós, mais experientes, temos que dar moral para os meninos porque eles são o futuro do clube. Estou muito feliz de estar aqui no Fluminense.
Apesar de ter atuado junto ao “Grupo 1” — formado majoritariamente por garotos e jogadores com menor minutagem —, o planejamento para Arana é ambicioso. O atleta, que chegou ao Rio de Janeiro no início de janeiro trazendo na bagagem convocações recentes para a Seleção Brasileira, possui status de titular.
A tendência natural é que ele assuma a posição no time idealizado pelo técnico Luis Zubeldía. Ainda que Renê tenha entregado regularidade durante o ano de 2025, existe uma lacuna criativa no setor que o Fluminense espera preencher com a chegada de Arana, elevando consideravelmente o nível de competição pela vaga.
— A temporada é longa e esse é só o primeiro jogo de muito que vão acontecer. Sempre com confiança. Fluminense terminou bem o ano passado e espero que fazer um excelente ano e conquistar títulos com essa camisa — finalizou o reforço.
Com a expectativa da manutenção de Arana entre os titulares para ganhar ritmo, o Fluminense retorna aos gramados já neste sábado. O adversário será o Boavista, às 18h30, em compromisso válido pela segunda rodada do Estadual.
