Veja a classificação até aqui do Mundial – Flu é disparado o melhor não-europeu
O Mundial de Clubes 2025 ainda não chegou ao fim, mas a classificação geral, apenas sem os primeiros lugares – campeão e vice – seguem sem ter uma defininção até domingo, quando Chelsea e PSG definiem as posições do topo. No entanto, já é possível definir a colocação dos 30 clubes restantes na competição, com destaque para a campanha histórica que o Fluminense fez, chegando entre os quatro melhores do mundo. A seguir, os detalhes das campanhas dos representantes nacionais e os números gerais.
4º Fluminense: o melhor clube fora da Europa
Diversos analistas consideravam o Fluminense como zebra entre os brasileiros, porém a realidade foi completamente distinta. Os comandados de Renato Gaúcho já demonstraram qualidade no confronto inicial, quando tiveram atuação dominante, apesar do empate sem gols contra o Borussia Dortmund. Na segunda partida, superou o Ulsan, da Coreia do Sul, de forma épica: 4 a 2. No terceiro duelo, empatou sem tentos com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Segundo colocado do Grupo F, o Flu enfrentou a gigante Inter de Milão nas oitavas de final. Melhor para o clube carioca, que superou a finalista da última Champions por 2 a 0. Novamente com o adversário considerado favorito, a equipe carioca fez 2 a 1 nos milionários do Al-Hilal, da Arábia Saudita, nas quartas de final. O sonho terminou na semifinal, quando foi derrotado pelo Chelsea por 2 a 0, ambos os gols marcados por João Pedro, revelação de Xerém.
Conquistou 11 pontos, mais que todos os eliminados nas quartas de final — incluindo o Borussia Dortmund —, mesmo terminando atrás dos alemães na fase de grupos. A equipe de Renato Gaúcho só não ficou em terceiro porque o Real Madrid, também eliminado na semifinal, somou 13 pontos ao longo da competição.
8º Palmeiras:
O Palmeiras estreou no Mundial atuando bem contra o Porto, considerado o principal concorrente do grupo até então, mas empatou por 0 a 0. Posteriormente, superou o Al-Ahly, do Egito, por 2 a 0. Na terceira partida, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Inter Miami, mas conseguiu o empate no final com destaque de Paulinho. Liderança do Grupo A assegurada. Nas oitavas, o atacante foi decisivo novamente para buscar a vitória contra o Botafogo. Nas quartas de final, contudo, o Palmeiras perdeu por 2 a 1 para o Chelsea. Na última partida pelo clube paulista antes de se transferir justamente para os Blues, Estêvão marcou o gol palmeirense.
11º Flamengo:
O Rubro-Negro iniciou a campanha no torneio intercontinental com vitória contra o Espérance, da Tunísia, por 2 a 0. Na segunda rodada, virou o jogo e fez 3 a 1 no Chelsea, favorito do grupo. Já classificado na primeira colocação do Grupo D, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Los Angeles FC. Líder do geupo, enfrentou o Bayern de Munique nas oitavas de final, quando foi goleado por 4 a 2 e deu adeus ao mundial.
14º Botafogo:
Sem muito destaque, o Alvinegro iniciou a campanha com vitória por 2 a 1 contra o Seattle Sounders (EUA). No segundo jogo, veio o único momento positivo: venceu o time misto do Paris Saint-Germain, por 1 a 0. Depois. Na sequência, porém, foi derrotado pelo mesmo placar pelo Atlético de Madri, terminando na segunda colocação do Grupo B. Nas oitavas de final, o Botafogo se despediu do Mundial após perder para o Palmeiras por 1 a 0 já na prorrogação.
Entenda o ranking
A definição das posições finais dos times em competições organizadas pela FIFA segue critérios técnicos específicos, mesmo para as equipes que não chegam à final. A entidade estabelece um conjunto de regras para ranquear todas as 32 seleções ou clubes participantes, com base no desempenho em cada fase da competição.
- 3º e 4º lugares: definidos entre os perdedores das semifinais, com o terceiro lugar decidido entre a melhor campanha entre os dois que perderam nessa fase;
- 5º ao 8º lugares: equipes eliminadas nas quartas de final;
- 9º ao 16º lugares: times que caíram nas oitavas de final;
- 17º ao 32º lugares: aqueles que não passaram da fase de grupos.
Critérios de desempate
- Saldo de gols (diferença entre gols marcados e sofridos)
- Número de gols marcados
- Fair play (número de cartões recebidos)
Confira a classificação final do Mundial de Clubes
3º Real Madrid ESP 13 +3 11
4º Fluminense BRA 11 +3 8
5º Borussia Dortmund ALE 10 +2 9
6º Bayern de Munique ALE 9 +10 16
7º Al-Hilal SAU 8 +2 8
8º Palmeiras BRA 8 +2 6
9º Manchester City ING 9 +10 16
10º Benfica POR 7 +4 10
11º Flamengo BRA 7 +2 8
12º Inter de Milão ITA 7 +1 5
13º Juventus ITA 6 +4 11
14º Botafogo BRA 6 0 3
15º Monterrey MEX 5 +3 6
16º Inter Miami EUA 5 -3 4
17º Atlético de Madrid ESP 6 -1 4
18º Mamelodi Sundowns AFS 4 0 4
19º River Plate ARG 4 0 3
20º RB Salzburg AUT 4 -2 2
21º Espérance TUN 3 -4 1
22º Al Ain EAU 3 -10 2
23º Porto POR 2 -1 5
24º Boca Juniors ARG 2 -1 4
25º Al Ahly EGI 2 -2 4
26º Los Angeles FC EUA 1 -3 1
27º Auckland City NZL 1 -16 1
28º Ulsan COR 0 -4 2
29º Seattle Sounders EUA 0 -5 2
30º Pachuca MEX 0 -5 2
31º Wydad Casablanca MAR 0 -6 2
32º Urawa Reds JAP 0 -7 2
Observação: o critério dos cartões foi utilizado para desempatar somente a 29ª colocação, em virtude do caso Pachuca e Seattle Sounders. Ambos terminaram sem pontos, com saldo e número de gols iguais. No entanto, os americanos levaram três cartões amarelos e ficaram à frente dos mexicanos, que receberam quatro.
