Vai começar o Carioca – fique por dentro

Compartilhe

A galera pediu e claro, nós do Saudações Tricolores, atendemos. Vamos mais uma vez detalhar o Campeonato Carioca. Você já sabe como funciona? Primeiro vamos aos Grupos:

O Flu está no Grupo A, que ainda conta com Madureira, Portuguesa, Vasco e o 2° colocado do Grupo Preliminar. Já no Grupo B, Flamengo, Botafogo, Bangu, Boavista, Cabofriense e o 1° colocado do Grupo Preliminar se enfrentam para definir quem avança às semifinais da Taça Guanabara.

GRUPO A

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

GRUPO B

CR VASCO DA GAMA

BOTAFOGO FR

FLUMINENSE FC

CR FLAMENGO

AA PORTUGUESA

BOAVISTA SC

MADUREIRA EC

AD CABOFRIENSE

VOLTA REDONDA FC

BANGU AC

2º COLOCADO

1º COLOCADO

 

E o regulamento do Campeonato Carioca é questionado por quase todos os torcedores do estado. Antigamente, os grupos eram definidos na largada, sem essa fase preliminar – Grupo preliminar – e os campeões das Taça Guanabara e Rio (turno, com jogos dentro do grupo, e returno, com jogos contra adversários do outro grupo) definiam quem ia à grande decisão, em dois jogos e pronto: era definido o campeão. E em casos onde fosse o mesmo ganhador para os dois turnos, automaticamente, o vencedor já era declarado o campeão. Mas e hoje?

Hoje o campeonato é uma coisa completamente diferente, e até mesmo difícil de entender. De acordo com o regulamento, 16 clubes participarão do campeonato, que será dividido em em 3 (três) fases: preliminar, principal e especial (Grupo X).

A fase preliminar, que se iniciou em dezembro de 2018, com a participarão de 6 clubes: os que subiram no campeonato passado (America F.C e Americano F. C) e os que ficaram entre o 11º e o 14º lugar no último campeonato (Nova Iguaçu FC, Macaé EFC, Goytacaz FC e Resende FC). Todos jogam contra todos, em turno único, e os dois primeiros colocados se juntarão aos grupos A (onde está o Flu) e B. Os demais fazem o quadrangular da morte, onde os dois últimos serão rebaixados.

TAÇA GUANABARA (primeiro Turno):

Com jogos dentro dos grupos, todos se enfrentam em turno único. Os dois melhores colocados passam às semifinais do turno e enfrentam, no cruzamento, os melhores do outro Grupo – formando os Grupos C e D – em partida única:

GRUPO C

GRUPO D

1º A x 2º B

1º B x 2º A

Os vencedores se enfrentam na decisão da Taça Guanabara – Grupo E –  em partida única:

GRUPO E

Vencedor de C

Vencedor de D

 

TAÇA RIO (segundo Turno):

Os clubes enfrentarão seus rivais do outro Grupo, em turno único. Os dois melhores colocados passam às semifinais e enfrentam, no cruzamento, os melhores do outro Grupo – formando os Grupos F e G – em partida única:

GRUPO F

GRUPO G

1º A x 2º B

1º B x 2º A

Os vencedores se enfrentam na decisão da Taça Rio – Grupo H –  em partida única:

GRUPO H

Vencedor de F

Vencedor de G

Até ai, tirando a composição dos grupos após disputa de preliminares, o regulamento não é diferente daquele que estávamos acostumado. O que muda, e deixa muita gente confusa, vem agora:

EM CASO DE CAMPEÕES DIFERENTES NOS DOIS TURNOS DO CAMPEONATO:

Os campeões dos turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) não garantem lugar na grande decisão, apenas levam a vantagem do empate para o jogo. Vão enfrentar os dois melhores colocados na classificação geral, somando os dois turnos, dos grupos A e B. O campeão de turno melhor colocado na classificação geral do campeonato enfrentará o classificado às semifinais com pior pontuação. O outro campeão de turno enfrentará o melhor classificado às semifinais. Confuso, não?

Vamos tentar melhorar isso: se um clube for campeão de um turno e tiver na classificação geral melhor colocado que o campeão do outro turno, ele enfrentará o classificado às semifinais com menor pontuação. E os outros dois clubes farão a outra semifinal.

EM CASO DO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA TAMBÉM GANHAR A TAÇA RIO:

Nesse caso, também não se consagra campeão: ele garante vaga direta na decisão, levando a vantagem do empate. Neste caso, a semifinal será realizado em jogo único, entre os 2 clubes de melhor classificação geral, somados os dois turnos – o melhor classificado leva a vantagem do empate.

A GRANDE FINAL:

Serão dois jogos, ida e volta.

Caso um dos clubes seja o campeão dos dois turnos, leva a vantagem do empate e ainda poderá escolher o mando de campo do primeiro ou do segundo jogo.

Caso sejam campeões diferentes, não haverá vantagem do empate. O melhor classificado poderá escolher o mando de campo do primeiro ou do segundo jogo.

O vencedor será o Campeão Carioca de 2019.

RESUMÃO:

Quem ganhar o primeiro turno vai para a semifinal, com vantagem do empate;
Quem ganhar o segundo turno vai para a semifinal, com vantagem do empate;
Quem ganhar os dois turnos vai para a decisão direto, com vantagem do empate;
Os dois melhores colocados na classificação geral, tirando o(s) vencedor(es) dos turnos, se classificarão às semifinais, precisando vencer para avançar;
Somente a grande final será decidida em 2 jogos, e somente a equipe que vencer os dois turnos terá direito ao empate.

É por ai…

ST

Kazuo

Fonte: http://www.fferj.com.br/Campeonatos?alias=1


Compartilhe