Adversário do Flu na Libertadores, Millonarios sofre com baixas no elenco
Por Rafa Gutierrez
Na noite de ontem (22/12), o Deportivo Cali bateu o Tolima por 2×1 pela final do Campeonato Colombiano, conquistando o título e garantindo sua vaga na fase de grupos da Libertadores. Com o resultado, o Fluminense terá pela frente o Millonarios pela segunda fase da Pré-Libertadores 2022. Pensando no confronto, a equipe de Bogotá vem convivendo com a saída de importantes jogadores e apenas um reforço foi anunciado até agora.

O Millonarios, equipe comandada pelo colombiano Alberto Gamero, obteve a melhor campanha no somatório geral do campeonato colombiano e por isso, garantiu sua vaga na Libertadores 2022. O cenário atual, no entanto, é de certa preocupação. Isso porque os “embaixadores” não poderão contar com duas peças importantes para a próxima temporada. Os jogadores em questão são o atacante Fernando Uribe e o meia Daniel Giraldo, ambos vendidos para o Junior Barranquilla.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Fernando Uribe teve passagem pelo futebol brasileiro entre 2018 e 2020. Ex jogador de Flamengo e Santos, Uribe foi o máximo goleador do Campeonato Colombiano com 23 gols e na próxima temporada vestirá a camisa do Junior Barranquilla. O destino do meia Daniel Giraldo é o mesmo do atacante. O jogador de 29 anos, com passagem pela seleção colombiana era considerado fundamental no esquema de Alberto Gamero e sua saída pode ser sentida até que se encontre um substituto.

Além das saídas confirmadas dos jogadores citados, os defensores Felipe Banguero, titular nos últimos dois títulos da equipe e Bréiner Paz, presente em 18 partidas na temporada, devem deixar o Millonarios. Ricardo Márquez, atacante que estava na equipe emprestado pelo Unión Magdalena tem seu vínculo de empréstimo finalizado neste ano e poderá não fazer parte do plantel em 2022. O atacante é visto como peça importante para o técnico Alberto Gamero, sendo um suplente com boas participações nos jogos da equipe. Outro jogador que ainda não tem sua permanência decretada é o meia Harrison Mojica. O camisa 10 da equipe está em fim de contrato e há uma expectativa em torno deu sua permanência ou não em Bogotá.
O zagueiro titular Juan Pablo Vargas é mais um dos que podem sair no próximo ano. De acordo com a rádio Antena 2, da Colômbia, a diretoria do Millonarios não possui interesse de vender o atleta. Porém, ainda segundo a rádio, caso alguma das propostas se apresente como vantajosa e o jogador insistir com uma saída, será estudada a possibilidade de negociação.
Apesar das saídas confirmadas e as incertezas em relação a outros atletas, o Millonarios se prepara para reforçar a equipe. A única contratação oficializada até agora é a compra do goleiro vindo do Tolima e com passagem pela seleção colombiana, Álvaro Montero. No entanto, a expectativa é de que mais contratações sejam anunciadas até o confronto diante do Flu pela Pré-Libertadores. Após a saída de seu artilheiro, Fernando Uribe, o clube busca um centroavante para fazer sua reposição. Segundo o jornalista Cristian Pinzón da rádio Caracol, em participação para reportagem do jornal O Globo, os nomes de Hugo Rodallega, do Bahia e Fredy Montero, da liga norte-americana de futebol já foram falados dentro do clube.

Na quarta-feira (22), o Millonarios foi confirmado como adversário do Universitário, equipe peruana, em amistoso valido pelo tradicional jogo de pré-temporada “Noche Crema”. A partida acontecerá no Monumental de Lima no dia 8 de janeiro. Desse modo, os colombianos iniciarão a pré-temporada antes do Tricolor das Laranjeiras, que programa o retorno das férias do elenco para o dia 10 de janeiro.
Fluminense e Millonarios se enfrentam primeiramente no dia 22 de fevereiro em Bogotá pelo jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores. A volta está programada para acontecer em 1° de março no Rio de Janeiro. O vencedor avança para a terceira e última fase da Pré-Libertadores.
ST