Em meio à turbulência, sobretudo no uso do VAR, presidente da comissão de arbitragem é demitido
O ex-árbitro Leonardo Gaciba está fora da CBF. Na tarde desta sexta-feira, a CBF anunciou a saída do então presidente da comissão de arbitragem da CBF. De acordo com a comunicação oficial, o atual vice-presidente, Alício Pena Júnior, interinamente, assumirá o comando da comissão – pelo menos até a conclusão competições da atual temporada.
Ainda de acordo com a nota oficial, a mudança se dá pelo início de um processo de reestruturação promovido pela CBF. Confira o trecho da nota:
“O entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando a maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos. A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF”, diz a nota oficial.
Guilherme Bellintani, em entrevista ao Sportv, falou a respeito a saída de Gaciba e sobre o momento vivido no futebol brasileiro. O presidente baiano não poupou criticas ao ex-presidente Gaciba e ainda ‘alfinetou’, dizendo “quero só ver agora quem é que vai contratar o Gaciba”. Por mais indgnado que estivesse, Bellintani fez questão de destacar a oportunidade da CBF começar a escrever uma nova história na arbitragem brasileira:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
– Penso que os clubes deram um passo muito largo, em 2018, quando decidiram por utilizar o VAR, pagando do próprio bolso. O sindicado dos árbitros nos prometeu, naquela ocasião, que a utilização do VAR era fundamental para melhoria da arbitragem do futebol brasileiro. Mesmo com o custo elevado para cada clube, Acontece que o sistema não resolve problemas. O que resolve são as pessoas. Eu acredito nos processos, onde as pessoas se envolvem e elas determinam a solução das coisas. Para o bem dos árbitros sérios, de bem, que são a maioria… quem será essa escolha (do novo presidente da comissão de arbitragem) de quem vai comandar esse novo ciclo da arbitragem brasileira? O que os clubes podem fazer por isso? Diria que cada passo que a gente vem dando, é para frente. A CBF vive um momento delicado (politicamente) e o novo presidente, por mais que seja interino, tem na mão uma oportunidade que queremos ver se ele vai aproveitar ou jogar no lixo. E eu acredito que, cada movimento positivo da CBF vai ser apoiado pelos clubes, que são os verdadeiros guardiões da torcida brasileira – disse o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, em entrevista ao Sportv, após a polêmica envolvendo a arbitragem entre Bahia e Flamengo.
Apesar da nota falar em mútudo endendimento e a respeito de uma reestrururação, internamente a insatisfação dos dirigentes dos clubes com as atuações dos árbitros, sobretudo em situações que envolvem o VAR, foi determinante para a saída de Gaciba. A expectativa, agora, é que os clubes sejam chamados para uma reunião e conversar a respeito dos próximos passos.
Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados