Fora por lesão, Caio Paulista é um dos grandes pilares da equipe de Roger Machado e o aproveitamento do Fluminense sem o jogador preocupa; saiba mais:

Compartilhe

Texto de Matheus Maltoni

Desde que Caio Paulista se lesionou na partida contra o Palmeiras pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, Roger Machado tem sofrido para encontrar um substituto ideal. A verdade é que desde que teve seu empréstimo renovado no início da temporada atual, Caio Paulista tem evoluído bastante e passou de jogador contestado para xodó da torcida. Os números da equipe de Roger Machado com e sem Caio Paulista demonstram uma certa Caio dependência preocupante, principalmente pelo fato do treinador não poder contar com o jogador para a partida de ida das quartas-de-final da Libertadores da América, que acontece na próxima quinta-feira (12), no Maracanã.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O Fluminense disputou até agora – somando Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores – 41 partidas na temporada e tem um aproveitamento de 54%, com 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. Com Caio Paulista em campo – seja como titular, ou entrando no decorrer da partida – o aproveitamento aumenta para 65%, são 25  jogos, 14 vitórias, sete empates e quatro derrotas. O aproveitamento é ainda maior analisando os números das partidas em que o Caio Paulista foi titular: 14 jogos, oito vitórias, quatro empates, duas derrotas e um aproveitamento de aproximadamente 67%. Nas partidas em que o jogador não foi utilizado, o aproveitamento Tricolor é de apenas 37%, com 16 jogos, apenas cinco vitórias, três empates e oito derrotas.

Libertadores da América

Analisando somente a Libertadores, o Fluminense tem 67% de aproveitamento sem Caio Paulista em campo, 72% de aproveitamento nas partidas que ele atuou e incríveis 100% de aproveitamento nas partidas em que ele foi titular. Além de ser importante ofensivamente, com dois gols e uma assistência na competição, Caio Paulista também tem seu papel defensivo no esquema de Roger Machado, auxiliando Samuel Xavier na marcação pela direita. Com Caio Paulista em campo na Libertadores, o Fluminense não sofreu nenhum gol.

Fluminense 1×1 River Plate (Maracanã) – 1ª rodada da Fase de Grupos

Caio Paulista foi relacionado, porém não entrou na partida.

Santa Fe 1×2 Fluminense (Centenário Armenia) – 2ª rodada da Fase de Grupos

Caio Paulista começou no banco e entrou aos 22 minutos do segundo tempo, no lugar de Luiz Henrique, com muita explosão, sendo importante também defensivamente após a expulsão de Egídio. Todos os gols da partida aconteceram antes do jogador entrar em campo.

Junior Barranquilla 1×1 Fluminense (Monumental de Barcelona) – 3ª rodada da Fase de Grupos

Caio Paulista novamente entrou no segundo tempo e o placar não se alterou. Os dois gols da partida aconteceram antes dos 18 minutos do segundo tempo, momento em que o jogador entra novamente no lugar de Luiz Henrique.

Fluminense 2×1 Santa Fe (Maracanã) – 4ª rodada da Fase de Grupos

Com a partida empatada em 1×1, Caio Paulista novamente entrou no segundo tempo, aos 27 minutos, dessa vez no lugar de Kayky, e, quatro minutos depois, aos 31 do segundo tempo, fez o gol da virada e virou o xodó da torcida Tricolor.

Fluminense 1×2 Junior Barranquilla (Maracanã) – 5ª rodada da Fase de Grupos

Novamente entrando no lugar de Kayky, Caio Paulista teve mais minutos dessa vez, entrando aos 11 minutos do segundo tempo, quando o Fluminense perdia por 2×0. Com Caio Paulista em campo, o Tricolor diminui após assistência de Nenê para Abel Hernández.

River Plate 1×3 Fluminense (Monumental de Núñez) – 6ª rodada da Fase de Grupos

Pela primeira vez titular na Libertadores, Caio Paulista viu ainda no primeiro tempo Nenê abrir o placar após bom lançamento de Fred, que logo em seguida cruzou para o própio Caio fazer o segundo gol Tricolor na partida. Aos 27 minutos do segundo tempo, o jogador foi substituído por Luiz Henrique. Do banco de reservas, Caio Paulista ainda veria mais dois gols na partida, um do River diminuindo o placar e outro de Yago para fechar o caixão e classificar o Fluminense para as oitavas-de-final em primeiro lugar no grupo.

Cerro Porteño 0x2 Fluminense (La Olla) – Jogo de ida das Oitavas-de-final

Novamente titular, Caio Paulista participou dos dois gols Tricolores da partida. Aos três minutos do segundo tempo ajeitou para Nenê chegar batendo de primeira e abrir o placar, e, aos 15 minutos do segundo tempo começando a jogada que resultaria no gol de Egídio. O jogador foi substituído aos 36 minutos do segundo tempo, mas o placar continuou o mesmo.

Fluminense 1×0 Cerro Porteño – Jogo de volta das Oitavas-de-final

Fora por lesão, Caio Paulista não foi relacionado para a partida.

Próximo jogo

O Fluminense enfrenta o Barcelona de Guayaquil na próxima quinta-feira (12), no Maracanã, pela partida de ida das quartas-de-final da Libertadores da América e o técnico Roger Machado não poderá contar com Caio Paulista, que segue fora por lesão. Qual é o tamanho da falta que o nosso frio e Caio Paulista fará para a equipe do Fluminense?

ST


Compartilhe