Fluminense perde por 1×0 para o líder do campeonato e segue sem vencer o Palmeiras no Allianz Parque
O Fluminense foi até São Paulo enfrentar o Palmeiras pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021. Mesmo com uma semana livre para treinar, o Fluminense não conseguiu vencer o atual líder do campeonato fora de casa e segue com o tabu de nunca ter vencido no Allianz Parque. A derrota por 1×0, com gol contra de Manoel, é a segunda seguida no campeonato, estagnando o Fluminense nos 17 pontos, ocupando 9ª colocação e podendo cair até a 12ª até o final dessa rodada.
Escalação
O time de Roger Machado veio a campo com a sua força máxima, ou quase. Luccas Claro, afastado do jogo após se queixar de dores musculares, deu lugar a David Bráz. No mais, os principais jogadores estiveram em campo no início da partida:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O #TimeDeGuerreiros está escalado para a partida contra o Palmeiras! Vamos, Fluzão! 🇭🇺 pic.twitter.com/QJLwXWMUIR
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 24, 2021
Primeiro Tempo
O Fluminense começou pressionando a equipe paulista desde o início da partida com intensidade, toques de bola refinados e muita movimentação. Nenê flutuando pelas pontas, Yago e Martinelli alterando as subidas e Fred saindo da área e vindo buscar jogo no meio campo. Aos três minutos, Gabriel Teixeira resolveu testar o goleiro de longe, mas a bola foi para fora. Aos seis, uma jogada linda: Nenê dá um passe de letra que passa por baixo das pernas do adversário e chega em Egídio, que de primeira toca para Martinelli devolver de calcanhar; o camisa seis tricolor encontra Gabriel Teixeira no meio quase entrando na área; o garoto de Xerém deixa o adversário no chão, tabela com Nenê, recebe a bola dentro da área, dribla o goleiro e chuta para o gol; mas com um carrinho o jogador adversário tira a bola quase na linha, impedindo o que seria um golaço.
O jogo ficou morno no segundo terço da primeira etapa, as duas equipes se respeitando muito, disputando a posse de bola, mas sem levar perigo. O árbitro Savio Pereira Sampaio deixava o jogo correr demais, os dois times reclamavam de faltas não marcadas e o jogo seguia sem grandes sustos. A equipe da casa passou a buscar mais jogo e levantar bolas na área do Fluminense, mas Manoel muito bem no primeiro tempo não deixou passar nenhuma. Aos 33 minutos, Fred ganhou correu por trás da defesa adversária e cruzou para Nenê finalizar, mas o goleiro palmeirense fez uma bela defesa. Aos 43, Nenê finaliza após boa tabela de Martinelli e Gabriel Teixeira, mas a defesa chega antes e bloqueia o chute.
Segundo tempo
Sem mudanças no intervalo, Roger Machado não demorou para mudar, mas por conta de lesão: aos quatro minutos Luiz Henrique entra no lugar de Caio Paulista, que não estava em uma de suas melhores partidas, e que deixou o campo com dores na virilha. O jogo parecia não tão diferente do visto na primeira etapa, as duas equipes se estudando muito, o Fluminense chegando mais. Aos seis minutos, Yago fez o goleiro adversário trabalhar. O que parecia ser um jogo sem perigos, uma bobeira acabou dando um novo roteiro para partida: aos oito minutos, após boa jogada pela esquerda da defesa tricolor, Egídio não consegue impedir o passe e nem o cruzamento e Manoel acaba jogando a bola para dentro do próprio gol, fazendo contra e deixando 1 x 0 no placar.
O gol fez o adversário crescer na partida: um minuto após o gol, um bom chute faz a bola passar rente à meta defendida por Marcos Felipe e, logo depois, o atacante adversário driblou a marcação e chutou por cima do gol. A pressão adversária fez Roger Machado dar um fôlego novo a equipe colocando Abel Hernández e Cazares nos lugares de Fred e Nenê, que já não rendiam fisicamente como no primeiro tempo. Aos 28 minutos, Marcos Felipe faz uma grande defesa, impedindo o segundo gol da partida. No lance seguinte, Felipe Melo e Manoel se estranham dentro da área e ambos levam amarelo. O Fluminense atacava mais pela direita, aos 34 minutos Cazares lançou Samuel Xavier, mas o lateral botou pouca força na bola e não levou perigo, no lance seguinte Yago roubou a bola e chutou por cima.
No último terço do segundo tempo, Yago e Gabriel Teixeira deram lugar a Ganso e Kayky. O objetivo parecia claro, com o arco e a flecha dentro de campo, o Fluminense tentaria levar perigo com corridas por trás da zaga adversária, algo que não surtiu muito efeito, pois com o placar favorável, o Palmeiras ficava mais preso na defesa e não dava muito espaço para lançamentos. Aos 42 minutos, Kayky tentou o chute dentro da área, mas a bola acabou desviando na defesa. Mesmo com 5 minutos de acréscimo, o Fluminense não conseguiu criar mais no final da partida e acabou sendo derrotado por 1×0.
Próximo jogo
O Fluminense terá pela frente uma sequência de três jogos eliminatórios que decidirão a vida do Tricolor na Copa do Brasil e Libertadores da América. O primeiro deles é a partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, que será disputado no estádio Heriberto Hülse, contra o Criciúma, na próxima terça-feira (27). Na sequência, o Flu recebe o próprio Criciúma no sábado, no Maraca, para depois encarar o Cerro Porteño, também em casa. A delegação permanece em São Paulo, onde realiza dois treinamentos antes do embarque para Santa Catarina, na próxima segunda-feira.
ST