Quais jogadores da base já foram utilizados em 2021? Saiba mais sobre o trabalho feito em Xerém pelo vice-presidente da base Rui Reisinger

Compartilhe

Nas arquibancadas do Maracanã, Engenhão, Laranjeiras ou qualquer outro estádio que o torcedor Tricolor transformou em casa, ele sempre deu as boasvindas as jóias oriundas de Xerém com a música: “Uh, vem que tem, são os moleques de Xerém!” Thiago Silva, Fernando Henrique, Marcelo, Arouca, Digão, Alan, Tartá, Marcos Júnior, Wendel, João Pedro, e muitos outros garotos já tiveram esse privilégio, mas desde março de 2020, por conta da pandemia de covid-19, as novas promessas do Fluminense estão tendo que receber todo esse carinho longe dos estádios.

Na temporada passada (2020), o Fluminense utilizou 23 jogadores oriundos de Xerém, ficando atrás no ranking de temporadas com mais jogadores da base utilizados no profissional pós-unimed, apenas da temporada de 2018, em que utilizou 24 jogadores. Algo que a temporada de 2021 já conseguiu ultrapassar. Foram 25 jogadores oriundos de Xerém utilizados entre as 4 competições disputadas esse ano (Carioca, Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil).

Jogadores da base utilizados no profissional na temporada 2021: Pedro Rangel*, Luan Freitas*, Raí*, Wallace*, Caio*, Nascimento*, Miguel*, Arthur*, Alexandre Jesus*, Metinho*, Higor*, Igor Julião, Frazan, John Kennedy, Daniel, Samuel, Marcos Felipe, Martinelli, Kayky, Gabriel Teixeira, Luiz Henrique, Calegari, André, Matheus Martins e João Neto.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

* Jogadores utilizados apenas por Aílton Ferraz nas primeiras rodadas da Taça Guanabara.

Na última partida, contra o Flamengo, Martinelli foi eleito o melhor jogador da partida pela transmissão da Globo, e, a jogada do gol da vitória passou por Kayky, Luiz Henrique e André, todos moleques de Xerém. Em entrevista para o site do clube, Rui Reisinger, vice-presidente da base Tricolor, falou sobre o momento desses jovens no profissional:

“O gol do André é muito significativo para todos nós aqui de Xerém. Ele foi capitão em todas as categorias e é um atleta muito querido e que tem em seu futebol muito dos nossos valores da base. A vitória sobre o Flamengo, com gol formado em casa, tendo o Martinelli como destaque da partida, coroou um trabalho que vem em evolução”.

O vice-presidente falou também sobre o seu trabalho na base e sobre o presidente Mário Bittencourt:

“Quando assumimos Xerém, recebemos do nosso presidente, Mário Bittencourt, a missão de pegar o bom trabalho que era feito e evoluir ainda mais. Trouxemos o Diretor Executivo, Antônio Garcia, um profissional que já trabalhou anteriormente em Xerém, teve passagens pelo Vasco e o Fortaleza antes de retornar ao Tricolor em junho de 2019. Atualizamos a nossa metodologia de formação, que é referência no país, investimos em profissionais de apoio metodológico, principalmente na parte psicossocial e investimos em tecnologia. Também estamos cada vez mais aumentando a integração com o futebol profissional e estamos vendo estes frutos que plantamos sendo colhidos pelo clube. O nosso presidente entende que Xerém é o futuro do Fluminense, está sempre investindo na base, e isso é fundamental para que a gente consiga seguir evoluindo. Estamos reformando também o nosso espaço físico do CT Vale das Laranjeiras e tenho certeza de que, cada vez mais, vamos estar apresentando ao nosso futebol profissional jogadores com mais qualidade”.

Rui Reisinger finalizou a entrevista falando sobre sua expectativa em relação às próximas gerações que Xerém tem produzido:

“O torcedor pode ficar tranquilo e ter esperança de que vamos seguir sempre cuidando de Xerém. Temos um Sub-20 forte, que está invicto na temporada, um Sub-17 nas quartas de finais do Brasileirão, um sub-15 na fase final do Estadual e nossos pequenos do Sub-12 fizeram 31 a 0 na estreia do Torneio Donos da Bola. São muitas gerações sendo desenvolvidas e a tendência é de que cada vez mais tenhamos grandes atletas vestindo a camisa tricolor, decidindo jogos, ganhando títulos e dando alegria aos nossos torcedores”.

ST


Compartilhe