Parlamentares se movem para interromper a realização da Copa América no Brasil.
A Conmebol anunciou o país-sede de 2019, como novamente o palco da Copa América deste ano: o Brasil. As autoridades brasileiras se mobilizaram nesta manhã de segunda (31) para interromper a continuação do evento, agendado para o dia 13 de junho.
Devido aos números altos de mortes e casos atrelados às Covid-19, houve toda uma movimentação contra a realização da competição. As autoridades já começam a se pronunciar sobre o assunto:
“Agora, à tarde, eu entro com uma peça no Supremo Tribunal com uma mandado de segurança preventivo contra a realização da Copa América no Brasil. Alegando os fatos que com os números que o país está tendo, não se pode receber delegação de dez países para uma Copa que não tem nem vaga para pré-olímpico ou Copa do Mundo. Meramente comercial, podia ser adiada tranquilamente”, falou o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG).
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O parlamentar continuou:
“Nenhum país quis fazer. Colômbia cancelou por motivos de pandemia e crise, e o Brasil me resolve, pela boa vontade do senhor Bolsonaro, realizar essa Copa no país? Qual interesse a CBF tem nisso?”.

Mesmo ainda não procurado, o governador Paulo Câmara de Pernambuco também se mostrou contra a realização de partidas no estado.
“O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região. Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco”, declarou o Governo de Pernambuco através de uma nota oficial.
Ciro Gomes (PDT) trouxe também para as redes sociais sua preocupação com o torneio. O ex-deputado publicou sobre o atual momento do cenário brasileiro e a cobrança de explicação dos organizadores para com a CPI da Covid:
“A CPI DA COVID tem que agir preventivamente. Convocar o presidente da CBF e as autoridades esportivas para saber quais os cuidados que serão tomados para a realização da Copa América (…)”.
As datas início e já foram confirmadas – 13 de junho e 10 de julho.
ST!!!