Fala, professor – Roger Machado: “Conseguimos ter um volume de jogo e uma postura agressiva”
Após a estreia no Campeonato Brasileiro com empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi, o Fluminense volta ao Rio de Janeiro com um ponto na bagagem. O Tricolor das Laranjeiras teve um início superior ao adversário e ainda desperdiçou um pênalti com Nenê, aos 28 minutos do primeiro tempo. Após o apito final, o técnico Roger Machado concedeu uma entrevista coletiva e falou sobre o desempenho da equipe.
“Foi uma grande partida. Segura. Penso que os ajustes feitos no jogo contra o River e repetidos hoje foram muito importantes. Conseguimos ter um volume de jogo e uma postura agressiva. Pressionamos alto quando precisou e tivemos as melhores oportunidades. Claro que fica a gosto de que poderia ter sido diferente pelo que nós produzimos, mas conquistar pontos fora de casa contra o São Paulo, campeão paulista e que vinha de grandes atuações, foi muito bom. Fiquei muito feliz com a atuação”.
Como funciona a escolha do batedor de pênalti?
“A escolha é feita pela comissão técnica capitaneada por mim. Nenê é um batedor eficaz. Errou hoje, mas já converteu inúmeros”
Sobre o elenco para os próximos jogos importantes
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
“A gente vai fazendo o planejamento jogo a jogo. Eu tenho por preferência dar uma arejada em alguns setores dependendo do desgaste de alguns jogadores, mas sempre levar o que temos de melhor. Claro que nem sempre vai ser possível, não queremos abrir mão de nenhuma competição. O Campeonato Brasileiro é longo e poderíamos recuperar, mas é uma competição de regularidade. Então temos que tomar muito cuidado. Também não podemos perder a mão, saber até onde podemos ir para manter esse nível de competitividade que estamos tendo nos jogos. E isso só vai ser alcançado se a gente entrar com jogadores descansados dentro de campo”.

Expectativa para a jogo contra o Red Bull Bragantino pela Copa do Brasil
“Vai ser um jogo competitivo. Desde o ano passado o Red Bull (Bragantino) vem fazendo bons jogos, contratou bons jogadores e é jogo de Copa do Brasil, jogo tenso. A partir de amanhã começamos a detalhar mais nosso adversário, que vai ser páreo duro”
Importância de Ganso para a temporada
“Tenho optado pelo Cazares. Mas já falei que ele vai ficar 40 dias fora, então o Paulo (Ganso) começa a ser opção quase que imediata. Por isso precisamos de jogadores desse nível. Alguns vão ficar de fora, mas quando tiverem oportunidade vão estar preparados”
Fim da sequência de 11 partidas sofrendo pelo menos um gol
“Isso é muito importante. Eu sempre digo para os atletas que manter o zero no placar nos deixa próximo da vitória. Em todos os anos de pontos corridos, poucas equipes foram campeãs com uma média superior a um gol por jogo sofrido. Futebol é um jogo de erros, então minimizar as chances de sofrer gols faz você sempre estar pronto para vencer. Foi importante não termos sofrido gol, e isso tem a ver com nosso equilíbrio defensivo. Temos uma postura diferente relacionada ao meio campo, agora jogamos com um tripé no meio com 5 na linha. E isso dá uma sustentação maior para os jogadores de trás se defenderem melhor quando a bola passa. Penso que encontramos uma forma segura de atuar, que nos permite sofrer pouco e ter possibilidades de chegar ao terço final e concluir ao gol”
A ausência do Nino para alguns jogos importantes devido a convocação para a Seleção Olímpica
“Para mim, sem sombra de dúvidas, Nino é o melhor zagueiro do futebol brasileiro”
Foto Destaque: Mailson Santana/FFC