Guia do Campeonato Brasileiro Feminino A2 2021: a competição e o histórico do Fluminense
A estreia do Fluminense na série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino 2021 se aproxima. No domingo, dia 16, às 15h, nossas Guerreiras começam a luta pelo acesso jogando nas Laranjeiras contra o Vila Nova.
Na primeira fase as 36 equipes estarão divididas em 6 grupos de 6 componentes. Os times do grupo farão 5 confrontos entre si. Algumas equipes terão um jogo a mais como mandante e isso vai acontecer com 3 clubes de cada grupo, aqueles que fizerem parte das federações mais bem colocadas no Ranking de Futebol Feminino 2021 – que é o caso do Fluminense.
A partir da segunda fase, ou oitavas de final, começa o sistema de mata-mata em jogos de ida e volta, permanecendo assim até o fim da competição.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Fluminense integra o Grupo D e enfrentará, nessa ordem, o Vila Nova (ES), Criciúma (SC), Red Bull Bragantino (SP), Sport (PE) e Atlético GO. Jogará em casa na primeira, terceira e quarta rodadas, tendo que viajar nas demais.
Para se classificar, o time precisa ficar em 1º ou 2º do grupo, ou ser um dos 4 melhores 3os colocados. Para a fase seguinte, os confrontos serão definidos por sorteio, no qual as equipes mais bem posicionadas enfrentam as piores.
Histórico do Fluminense
A primeira participação do tricolor no Brasileirão A2 foi em 2019, temporada da terceira edição do campeonato. Portanto, em 2021 o Fluminense jogará o campeonato pela 3ª vez.
Em 2019, após uma campanha com 3 vitórias – uma delas sobre o Vasco -, 1 empate e 1 derrota, o Flu foi eliminado na segunda fase pelo Grêmio, que passou sem dificuldades. Primeiro nas Laranjeiras, as gaúchas venceram por 1 a zero e, na volta, ganharam em casa por 5 a zero.
Confira os números do time:
- 7 jogos;
- 3 vitórias, 3 derrotas e 1 empate;
- 4 gols marcados – Tarciane, Rayane Arruda, Daniele Barbosa e Daniele Batista;
- 11 gols sofridos.

Em 2020, o time foi eliminado novamente nas oitavas de final, mas dessa vez no detalhe. Na primeira fase, foram 3 vitórias, 1 derrota (para o Napoli, campeão da A2 em 2021) e 1 empate. Na segunda fase, as Guerreiras venceram o Fortaleza nas Laranjeiras com gol de Letícia, mas perderam o jogo de volta pelo mesmo placar, levando a decisão para os pênaltis.
Confira os números:
- 7 jogos;
- 4 vitórias, 2 derrotas e 1 empate;
- 11 gols marcados;
- 6 gols sofridos;
- artilheira: Letícia, com 4 gols.
