Entenda a venda de Kayky e Metinho, destaques da base, para o Grupo City
O Fluminense encaminhou a venda de Kayky e Metinho, destaques do time sub-17, para o City Football Group, grupo empresarial que administra diversos clubes ao redor do mundo. Entre eles o Manchester City.
A ideia inicial da diretoria era não negociar as joias neste momento. Até por isso o Fluminense propôs a renovação de contrato dos jogadores, que termina no fim de 2022, por mais três anos, o tempo máximo permitido antes dos 18.
No entanto, de acordo com o GE, a proposta não foi aceita pelos representantes dos atletas. Dessa forma, após a recusa pela renovação, o esfriamento do mercado causado pela pandemia de Covid-19 e o receio de um novo “caso Marcos Paulo”, a ideia da venda ganhou força.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Valores podem chegar a R$ 250 milhões
A negociação será formada por valores fixos iniciais a serem pagos de forma parcelada, além das bonificações possíveis em caso de metas cumpridas pelos jogadores. Os valores dos eventuais bônus foram noticiados primeiro pelo TNT Sports.
No caso de Kayky, o valor fixo é de 10 milhões de euros com bônus de até 16 milhões de euros por metas e obrigações cumpridas. Já a negociação por Metinho será de 5 milhões de euros iniciais com possibilidade de mais 8 milhões de euros. Vale destacar que, conforme informou o GE, 70% das metas são atingíveis já nos próximos dois anos. Em resumo:
Kayky
- 10 milhões de euros pela transferência
- Bônus de até 16 milhões de euros
- Possibilidade de 26 milhões de euros ao final
Metinho
- 5 milhões de euros pela transferência
- Bônus de até 8 milhões de euros
- Possibilidade de 13 milhões de euros ao final

Flu manteve 20% dos atletas
O Fluminense manteve 20% dos direitos econômicos de Kayky e Metinho em caso de futura venda, o que pode fazer com que o valor final ainda cresça um pouco mais.
Inicialmente o Grupo queria que a transferência dos atletas se concretizasse assim que completassem 18 anos, em abril deste ano. Porém, a diretoria tricolor negociou a permanência dos jovens até dezembro, quando Kayky seguirá para o Manchester City, da Inglaterra e Metinho, em primeiro momento, irá para o Troyes, líder da segunda divisão da França.
Antes da venda, o Fluminense chegou a recusar duas propostas do Grupo City. A primeira foi de 7 milhões de euros por Kayky e 3 milhões de euros por Metinho; a segunda de 9 milhões de euros por Kayky e 4 milhões de euros por Metinho. O Flu, por sua vez, apresentou uma contraposta de 11 milhões de euros e 6 milhões de euros, respectivamente. No final, os clubes acordaram um meio termo de 10 e 5 milhões de euros pela transferência.