Fluminense supera melhor pontuação pós-Unimed no Brasileiro e mira G4
Nesta quarta-feira (03), diante do Bahia, o Fluminense vai tentar aumentar ainda mais a melhor pontuação pós-Unimed. O Tricolor já havia superado a maior marca até então após a vitória sobre o Goiás. Além disso, a cinco pontos do São Paulo, o Flu mantém vivo o sonho de se classificar para a fase de grupos da Copa Libertadores.
Desde que Fluminense e Unimed se separam, o Tricolor obteve a melhor pontuação no Campeonato Brasileiro de 2015. Quando somou 50 pontos, com 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas, e terminou com um modesto 13º lugar. A melhor campanha, no entanto, aconteceu em 2018, quando o Flu terminou na 12ª posição.
Em 2020/21, o Fluminense já havia igualado a melhor pontuação pós-Unimed depois da vitória sobre o Botafogo, mas com uma vitória a mais e seis rodadas a menos. E, com a vitória sobre o Goiás na última rodada, o Flu assim superou o número de pontos conquistados edição anterior.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Contudo, vale destacar que o aproveitamento em 2020 é bastante superior ao de 2015. Em 2015, por exemplo, o Flu comandado por Enderson Moreira encerrou a competição com 43,8%. Enquanto que, até o momento, o Tricolor de Odair Hellmann e Marcão conquistou 53,5% dos pontos.

Pontuação do Fluminense pós-Unimed
Ano | Posição | Pontuação |
2015 | 13º | 47 |
2016 | 13º | 50 |
2017 | 14º | 47 |
2018 | 12º | 45 |
2019 | 14º | 46 |
2020/21 | 5º | 53 |
Desde que encerrou o vínculo com a antiga patrocinadora, esta é a primeira vez que o Fluminense briga na parte de cima da tabela. A última vez que o Flu terminou entre os 10 primeiros aconteceu no último ano de patrocínio, em 2014. Quando o time então comandado por Cristóvão Borges por pouco não se classificou para a Libertadores, encerrando a competição na sexta colocação com 61 pontos.
Tricolor mira G4
O Fluminense não tem se contentado em fazer a melhor pontuação pós-Unimed. O aproveitamento de 53,5% é superior a todas as equipes que se classificaram para a Pré-Libertadores desde 2015. Quando o Brasileirão passou o ofertar mais vagas para a competição continental.
No entanto, o Tricolor enxerga possibilidades reais de uma classificação direta para a fase de grupos. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, as chances hoje são de apenas 12%.
Contudo, com a vitória sobre o Goiás e a derrota do São Paulo para o Atlético-GO, o Flu encerrou a 33ª rodada a apenas cinco pontos do Tricolor Paulista. Mas vivendo momento bem melhor que o rival.

Dos últimos 18 pontos, o Fluminense conquistou 13 enquanto o São Paulo, que recentemente demitiu o técnico Fernando Diniz, somou apenas dois. Além disso, até o momento, o Tricolor também tem repetido a sequência que o fez terminar o primeiro turno no G4.
Nas últimas cinco rodadas, o Fluminense enfrenta, além do Bahia na Arena Fonte Nova, Atlético-MG (em casa), Ceará (fora), Santos (fora) e Fortaleza (em casa). Por outro lado, o São Paulo enfrenta Ceará (em casa), Grêmio (fora), Palmeiras (em casa), Botafogo (fora) e Flamengo (em casa).
ST
Lucas Meireles