Brasileirão – números do Flu no segundo turno são semelhantes aos do primeiro, no mesmo período

Compartilhe

A derrota do Fluminense diante do São Paulo marcou a terceira partida sem vitória sob o comando de Marcão, que assumiu a equipe há três rodadas. São duas derrotas, um empate, três gols marcados, cinco sofridos, uma identidade ainda não encontrada e um sonho de Libertadores cada vez mais distante.

No entanto, em caráter comparativo com o próprio Fluminense do primeiro turno, no mesmo período, o desempenho – em números – não são tão díspares. Nas dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Tricolor conquistou 14 pontos dos 30 possíveis, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Enquanto isso, no segundo turno, após oito partidas, o Fluminense soma oito pontos conquistados em 24 disputados.

Contra o São Paulo, Fred chegou ao seu 150º gol em Campeonatos Brasileiros (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Portanto, apesar de não ser tarefa simples, ainda é possível igualar a quantidade de pontos conquistados nas dez primeiras rodadas do campeonato. Para isso o Fluminense precisa vencer Flamengo e Corinthians, próximos adversários, respectivamente. Em caso de vitória, o Flu chegará aos mesmos 14 pontos conquistados no mesmo período no primeiro turno. Veja abaixo um comparativo entre os resultados:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Primeiro turno (dez primeiras rodadas)

  1. Grêmio 1 x 0 Fluminense
  2. Fluminense 1 x 1 Palmeiras
  3. Fluminense 2 x 1 Internacional
  4. Red Bull Bragantino 2 x 1 Fluminense
  5. Athletico-PR 0 x 1 Fluminense
  6. Fluminense 2 x 1 Vasco
  7. Fluminense 1 x 1 Atlético-GO
  8. São Paulo 3 x 1 Fluminense
  9. Fluminense 1 x 2 Flamengo
  10. Fluminense 2 x 1 Corinthians

Segundo turno (dez primeiras rodadas)

  1. Fluminense 0 x 1 Grêmio
  2. Palmeiras 2 x 0 Fluminense
  3. Internacional 1 x 2 Fluminense
  4. Fluminense 0 x 0 Red Bull Bragantino
  5. Fluminense 3 x 1 Athletico-PR
  6. Vasco 1 x 1 Fluminense
  7. Atlético-GO 2 x 1 Fluminense
  8. Fluminense 1 x 2 São Paulo
  9. Flamengo x Fluminense
  10. Corinthians x Fluminense

Observados estritamente os números, percebe-se que a queda de rendimento não é tão brusca quanto aparenta. Isso porque até o momento, a única equipe que o Fluminense venceu no primeiro turno, mas não repetiu no segundo até agora, foi o Vasco. O restante variou entre empates e derrotas.

Contra o Vasco no primeiro turno, Fred marcou seu primeiro gol em seu retorno ao Flu (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Além disso, é importante destacar que cinco dos dez adversários do Flu neste período estão à sua frente na tabela de classificação. Grêmio, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Flamengo compõem, ao lado do Atlético-MG, o atual G-6 do Campeonato Brasileiro. Em outras palavras, o Fluminense já enfrentou boa parte dos principais concorrentes diretos por uma vaga na zona de classificação para a próxima Libertadores.

O que mudou?

Alguns fatores foram fundamentais para a mudança de postura e, consequentemente, para a queda de desempenho do Fluminense diante dos mesmos adversários. A começar pela mudança na espinha dorsal da equipe nos dois períodos. No primeiro turno, nas primeiras dez rodadas, a base titular do Flu era formada por Muriel, Calegari, Nino, Luccas Claro, Egídio; Dodi, Yuri, Michel Araújo, Nenê e Evanílson. Já no segundo turno, é formada por Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro, Danilo Barcelos, Yuri, Hudson, Michel Araújo, Nenê, Wellington Silva e Marcos Paulo.

As saídas de Dodi e Evanílson tiveram impacto direto no desempenho do Fluminense. O primeiro era o motor e principal nome do meio campo do Fluminense. Responsável pela transição rápida entre defesa e ataque, Dodi deixou em aberto uma função tática que ainda não foi preenchida com a mesma qualidade. Quem melhor a desempenhou até o momento foi o jovem Martinelli, mas a lesão do jogador dois jogos após estrear frustrou os planos do Flu.

Já o segundo, vinha sendo a principal referência do ataque tricolor na temporada e, desde a sua saída, o Fluminense, tanto com Odair quanto com Marcão, ainda não encontrou alguém que consiga cumprir o mesmo papel. Exemplo disso é o fato de que Evanílson, ainda hoje, tem apenas um gol a menos que Fred, Marcos Paulo e Wellington Silva no Brasileirão, todos estes com três.

Foto: Lucas Merçon/FFC

Por último, e provavelmente a de maior impacto, foi a saída de Odair Hellmann do comando do Tricolor. O então técnico do time de Aspirantes, Marcão assumiu a equipe principal no meio da temporada, sem tempo para implementar suas próprias ideias, mas já com realidade e expectativa criadas por outro treinador.

No dia 06 de janeiro, Marcão terá um Fla-Flu pela frente para tentar não só conquistar sua primeira vitória e recolocar o Fluminense na briga por uma vaga na Libertadores de 2021, mas também para corroborar a escolha da diretoria ao colocá-lo como treinador da equipe principal.


Compartilhe