Fluminense sofre empate nos acréscimos e termina rodada fora do G-4
Fluminense e Vasco empataram em 1 a 1, em São Januário. Quando a partida parecia caminhar para a vitória tricolor, Germán Cano igualou o marcador aos 46 minutos do segundo tempo, mantando de pé o tabu de 47 anos sem uma vitória tricolor no estádio da colina.
Como o Flu foi a campo
Para sua estreia no comando do time principal em 2020, Marcão optou por mexer o menos possível na equipe que venceu o Athletico-PR na última rodada. As únicas alterações foram as entradas de Yuri e Igor Julião nos lugares de Martinelli (lesionado) e Calegari (na Seleção Brasileira sub-20), respectivamente.
Destaque também para as presenças de Fred, Yago, Danilo Barcelos e Muriel no banco de reservas tricolor.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O #TimeDeGuerreiros está escalado para a partida contra o Vasco! VAMOS, FLUMINENSE! 🇭🇺 pic.twitter.com/RuQecxFNSG
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 13, 2020
O jogo
Nos primeiros minutos, sempre com a bola passando por Benítez e Cano, o Vasco esboçou algumas tentativas ofensivas, mas sem sucesso. A partir dos cinco minutos, o Fluminense se organizou, passou a ter o controle da bola e empurrou o Vasco para sua própria intermediária. O Cruzmaltino, por sua vez, tentava sair em transições rápidas, mas esbarrava na falta de organização e na boa marcação tricolor.
Melhor no jogo, o Fluminense passou a criar algumas oportunidades. Primeiro com Wellington Silva de cabeça, depois com Marcos Paulo de fora da área. Até que aos nove minutos, cruzamento pela direita de Igor Julião e Egídio pegou de primeira. A zaga afastou para o meio da área e Wellington Silva deslocou Fernando Miguel para abrir o placar. Um a zero Fluminense.
O Fluminense abre o placar em São Januário!!! 🇭🇺
Wellington Silva aproveita a sobra e marca com MUITA TRANQUILIDADE! Que começo de jogo!!!
Vasco 0x1 Fluminense
📽️:Premiere pic.twitter.com/zmbcc1G41P
— Saudações Tricolores (@STpontocom) December 13, 2020
Mesmo após o gol, o Fluminense continuou amplamente superior na partida. O Vasco se via extremamente dependente das tomadas de decisão da dupla argentina Benítez e Germán Cano, mas encontrava dificuldades em furar o bloqueio montado por Marcão. Aliás, notou-se um treinador bastante participativo e que comandava as ações e movimentações da equipe da beira do campo.
Aos 25 minutos, quase o segundo do Fluminense. Em ótima troca de passes, a bola caiu nos pés de Nenê, que lançou Michel Araújo em profundidade pela esquerda. O uruguaio venceu a marcação na velocidade, ficou cara a cara com Fernando Miguel, mas parou no goleiro.

Aos 40 minutos a melhor chance do Vasco no primeiro tempo. Neto Borges arrancou pela esquerda e chutou em cima de Marcos Felipe. O camisa 1 espalmou, a bola voltou nos pés do jogador, que chutou de novo para mais uma defesa do goleiro tricolor.
Logo no início da segunda etapa, mudança no Flu. Hudson deixou o campo de maca sentindo fortes dores e deu lugar a Yago Felipe, que retornou aos gramados após um período afastado devido a uma lesão no joelho.
Até os 20 minutos do segundo tempo, o Fluminense cadenciava o ritmo da partida, mas sem afrouxar na marcação. Assim como no primeiro tempo, Benítez, o principal criador do Vasco, encontrava dificuldades para trabalhar e encontrar seus companheiros.
No entanto, a entrada de Talles (entrou aos 16 minutos) deu novas possibilidades ao Vasco pelo lado esquerdo. Tanto que aos 21 minutos, o atacante acertou uma linda chapada na bola de fora de área, que encontrou o travessão de Marcos Felipe. As alterações fizeram com que o Vasco equilibrasse a partida e fosse, em certos momentos, superior.

Aos 26 entraram Caio Paulista e Ganso nos lugares de Wellington Silva e Michel Araújo. Aos 38 saíram Nenê e Marcos Paulo, que deram lugar a André e Fred, este retornando após um mês afastado.
Na reta final da partida, o Vasco passou a pressionar e criar suas melhores oportunidades em todo o jogo, enquanto o Fluminense abriu mão de jogar. As substituições deixaram o Flu sem capacidade de transição, o que tornou-se um convite à pressão vascaína. O resultado foi o gol de empate do Vasco aos 46 minutos do segundo tempo. Léo Gil arriscou chute de longa distância e no meio do caminho a bola encontrou os pés de Cano, que sem goleiro igualou o placar e deu números finais a partida.
Situação na tabela e próximo jogo
Com o gol sofrido nos acréscimos, o Fluminense somou apenas um ponto, chegou aos 40 e perdeu a oportunidade de voltar ao G-4 do Brasileirão.

O próximo compromisso do Fluminense será na próxima quarta-feira (16) diante do Atlético-GO, em Goiânia. A equipe goiana venceu o Ceará, fora de casa, por 2 a 1 e termina a 25ª rodada na 12ª colocação, com 31 pontos.
OBS: autor do gol do Flu, Wellington Silva recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca o Fluminense na próxima rodada. Yago Felipe também.
