Brasileirão: Veja a situação dos times com relação ao covid-19 nos 20 times da Série A

Compartilhe

Nos últimos dias, vimos o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro uma verdadeira zona. Jogos cancelados, remarcados e sem uma definição, esse processo vem sendo a principal atenção do futebol brasileiro. Mas e o Brasileirão? Como os clubes estão se preparando e lidando com a pandemia do novo coronavírus em sua região?

Dito isso, fizemos essa série em duas partes com o intuito de informar a torcida como anda os processos e protocolos dos outros 20 clubes da Série A do Brasileirão bem como mostrar o número de casos até o momento no cenário dos times.

BOTAFOGO

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Parceiro do Fluminense nessa “guerra” contra o retorno das atividades, Botafogo anunciou no dia 17/06 que cinco jogadores foram contaminados com o novo coronavírus. A informação foi revelada pelo ex-presidente Carlos Augusto Montenegro à Rádio Transamérica.

CORINTHIANS

No último final de semana (21/06), o clube informou que teve 21 casos positivos de coronavírus em seu elenco. Segundo revelou o site Meu Timão, 55 das 190 pessoas testadas no clube estavam contaminadas com o vírus ou apresentavam anticorpos para a covid-19 (já recuperadas).

Dos 21 jogadores que foram infectados, 13 estão recuperados. Os outros oito seguem em recuperação e não vão ao CT nesta segunda-feira, quando o grupo vai retirar equipamentos de proteção e uniformes de treino para seguir a rotina de preparação em casa. Os treinos no CT poderão ser retomados a partir de 1º de julho.

FLUMINENSE

O tricolor divulgou o resultado dos testes de Covid-19 na última quinta (18/06), e confirmou quatro resultados positivos, dois funcionários administrativos e dois parentes de atletas. Além deles, um jogador teve o exame inconclusivo e o fez novamente no sábado.

FLAMENGO

Clube com maior interesse no retorno das atividades, o Flamengo anunciou no dia 06/05 que três jogadores do elenco principal estavam no momento com covid-19. Os nomes não foram revelados. Além disso, outros dois atletas apresentaram anticorpos IGG positivos, ou seja, já tiveram contato com o coronavírus.

O clube carioca também fez uma extensa testagem no elenco, demais funcionários e alguns familiares. Dos 293 examinados, 38 testaram positivo. Outros 11 apresentaram anticorpos IGG positivos.

Vale ressaltar que o Flamengo é o único clube no Brasil que soma algum óbito de funcionários (em qualquer circunstância) por conta do novo coronavírus. Além de Jorginho, massagista que trabalhava há 40 anos no clube, ontem, faleceu aos 82 anos o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Sylvio Capanema, que lutava há 83 dias contra o vírus.

GRÊMIO

No dia 06/05, o clube realizou testes contra o coronavírus no Centro de Treinamentos Presidente Luiz Carvalho. 20 jogadores estiveram no complexo para serem avaliados pelo departamento médico do clube antes da liberação aos treinos físicos. Ninguém foi diagnosticado com a Covid-19.

Porém, no dia seguinte, o clube dois funcionários do clube testaram positivo. Apesar disso, são casos assintomáticos. Na mesma nota, ressaltaram que Diego Souza também testou positivamente. Ele estava no Rio de Janeiro e permaneceu em isolamento social.

Vale ressaltar que no início da pandemia no país, o presidente Romildo Bolzan ficou infectado pelo novo coronavírus, mas já está 100% curado.

A oitava semana de treinamentos do grupo do Grêmio teve início na manhã desta segunda-feira (22), no CT Luiz Carvalho, com uma sessão de treinamentos físicos. Os atletas fizeram uma atividade de corridas, para dar início à programação da semana — ainda sem liberação para trabalhos coletivos. Enquanto aguarda as próximas orientações dos governos estadual e municipal, o clube segue a rotina de trabalhos individuais e respeito ao distanciamento social.

Ontem, o treinador gremista, Renato Gaúcho, foi flagrado descumprindo o isolamento social e jogando “altinha” em uma praia do Rio de Janeiro. Atualmente, está proibido praticar atividades na areia em solo carioca. Em nota, o Grêmio tratou o caso como “foro privado” e reitera protocolo feito pelo clube.

INTERNACIONAL

Primeiro clube da Série A a retomar atividades, o Inter segue o dia a dia de treinos sem casos confirmados de atletas ou funcionários infectados pelo coronavírus. Mas nem por isso reduz a rigidez nos cuidados com o ambiente de trabalho no CT do Parque Gigante. O clube submete o elenco e demais profissionais a testes periódicos para Covid-19 a cada 15 dias, conforme o protocolo do departamento médico. Há aferição da temperatura diariamente e aplicação de questionário sobre sintomas.

No início da pandemia, alguns dirigentes, inclusive o presidente Marcelo Medeiros, testaram positivo mas já estão recuperados.

PALMEIRAS

O Palmeiras divulgou na noite do dia 21/06, os resultados dos testes de covid-19 no elenco realizados nos últimos dias. De acordo com o clube, quatro jogadores tiveram contato com o vírus. Três estão recuperados. Um atleta testou positivo e foi afastado das avaliações que acontecerão nos próximos dias.

O clube paulista informou ainda que de 26 membros de diretoria e comissão técnica testados, um teve contato com o vírus. A pessoa já está recuperada. Na semana anterior, outros 73 testes foram realizados em funcionários que trabalham na Academia de Futebol, com seis resultados positivos: três já estão recuperados e três permanecerão afastados até a próxima quinta-feira (25).

SANTOS

Depois de 94 dias de isolamento social, os jogadores do Santos voltaram a frequentar o CT Rei Pelé. Mas não para treinar. O Peixe iniciou na sexta-feira (19/06) os testes do novo coronavírus para elenco, comissão técnica e funcionários.

Foram testados 24 jogadores e 45 funcionários. Oito jogadores não estiveram presentes. O clube não divulgou a lista dos que compareceram. O técnico Jesualdo Ferreira, que pertence ao grupo de risco, fez a coleta em casa e também não apareceu no CT.

SÃO PAULO

No dia 18/06, o clube iniciou a testagem do elenco profissional e da comissão técnica para ganhar tempo antes da volta aos treinos, liberada a partir do dia 1º de julho pelo governador João Dória (PSDB).

Vale ressaltar que o clube disponibilizou CT da Barra Funda para abrigar pessoas com covid-19 e também, utilizou da mesma estratégia do Fluminense em realizar treinos virtuais.

VASCO

No dia 31/05, o clube divulgou que, em função da pandemia do coronavírus, 250 pessoas entre jogadores, membros da comissão técnica, staff e contactantes foram submetidos a exames – foram 350 testes.

Chefe do departamento médico do Vasco, Marcos Teixeira anunciou que 19 jogadores testaram positivo para o Covid-19, 16 destes serão isolados e três já estão recuperados. Ao todo, 43 atletas foram submetidos, ou seja 44% testou positivamente.

FIQUEM LIGADOS

Amanhã, o Saudações Tricolores vai lançar o balanço dos outros clubes da Série A como Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Bahia, Bragantino, Ceará, Coritiba, Fortaleza e Sport.

ST,

João Eduardo Gurgel

 


Compartilhe