CARIOCA 2020 – Semana será de reuniões – FERJ prepara a volta, mas depende de aval de autoridades
A vontade dos clubes e da FERJ em terminar o campeonato dentro das quatro linhas ficou claro na última reunião, realizada por vídeo-conferência, nesta última sexta-feira. Nela ficou decidido que, tão logo o retorno seja permitido – de todas as atividades – será aplicado um rigoroso protocolo de biossegurança (individual e coletiva) que deverá ser seguido por todos os envolvidos. Inclusive envolve uma volta gradativa e escalonada dos treinamentos. Tal protocolo será apresentado às autoridades sanitárias para debate e aprovação.
E a sequência da reunião já tem data para ocorrer. Será nesta próxima segunda-feira (13/04), quando Rubens Lopes, presidente da FERJ, realizará nova reunião – também por vídeo conferência – com os médicos dos clubes para debater a elaboração do protocolo de prevenção do COVID-19 do futebol carioca. A própria federação já deu o pontapé inicial, ao adquirir equipamentos de análise e kits de teste para dosagens de imunoglobulinas, descontaminação de ambientes, metodologia e cronograma de treinamentos, dentre outros.
A intenção é tentar organizar, o mais rápido possível, o calendário do Estadual 2020. O maior problema está em, por mais que se organize na teoria, o campeonato só voltará na prática após a liberação das autoridades sanitárias, o que está longe de acontecer ou, pelo menos, ainda não há qualquer indício de quando irá ocorrer.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Ainda assim, a FERJ se movimenta no sentido de, quando ocorrer a liberação, possa retomar o campeonato com a maior agilidade possível. No dia 16 de abril, nova reunião será realizada, de cunho administrativo.
Não foram definidos ainda, por exemplo, o tempo de preparação dos times, antes de retomarem os jogos – a pré-temporada, ou uma “inter-temporada”. Prazo de inscrições de jogadores poderão ser revistos, uma vez que o campeonato se estenderá mais do que o previsto inicialmente – alguns atletas terão seus contratos, com os seus respectivos clubes, terminados.
E enquanto não se bate o martelo…
ST