1986 – A dengue que nos custou o Tetra
O futebol no Brasil – e no mundo – foi interrompido por conta da pandemia do coronavírus. É uma tristeza isso acontecer, mas as medidas são necessárias neste momento. Contudo, há tempos atrás, já tivemos casos de campeonatos que sofreram com surtos (não tão graves como o atual). O curioso é que em um deles os jogos foram adiados. No outro, nos custou o título:
1986 – O surto da dengue que impediu o tetra-campeonato
Após conquistar o Tri-Campeonato, em 1983/84/85, o Flu, que era apontado como o favorito para conquistar o tetra, foi eliminado por um adversário extracampo. Um surto de dengue atingiu metade da equipe tricolor, e fez com que o time não comparecesse para enfrentar o Americano, em Campos. A confirmação da derrota por W.O. custou ao clube das Laranjeiras a não classificação para a final do campeonato.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Tricolor era comandado pela dupla Casal 20, Washington e Assis, e vinha embalado no campeonato. Tanto que, mesmo perdendo os pontos da partida, só perdeu a vaga na final para o Vasco no saldo de gols.
Isso porque, no segundo turno do campeonato, o Flu não compareceu para enfrentar o Americano por causa da doença. O então presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, que era torcedor do clube campista, não aceitou a justificativa tricolor e decretou o W.O.
Os pontos fizeram falta ao Fluminense, que perdeu a vaga. Na decisão, o time da Gávea conquistaria o título em três jogos contra os vascaínos, que praticamente herdaram a vaga.
Naquela ocasião não houve nenhum tipo de “entendimento” sobre nenhuma moléstia que acometeu o elenco tricolor… u
2018 – Final da Copa do Brasil sub 17
Já em 2017 a situação foi parecida, mas com desfechos diferentes. Na ocasião, o sub-17 do Flamengo foi acometido por um surto de caxumba e o clube de regatas solicitou à CBF o adiamento do jogo. Pelo menos 7 integrantes – entre jogadores e comissão técnica – do time da Gávea acusaram positivo para a doença. E, diferentemente de 1986, o pedido foi acatado e o jogo remarcado.
Curioso o fato do Flamengo ter se posicionado desta forma, em 2018, e ter sido contra a paralisação do campeonato carioca de 2020. Ainda mais quando seu treinador acusou positivo para o Covid-19. Mais curioso ainda foi o fato de ter se calado em 1986, ao assistir de camarote a eliminação do Flu daquele estadual.
ST