Metade EXATA da temporada: 36 jogos passados e 36 por vir – O balanço até aqui e o que vem pela frente
O Fluminense chega ao meio do ano com 36 jogos realizados, em pouco mais de 140 dias da abertura da temporada. O time estreou dia 19 de janeiro, no Carioca, num empate por 1 x 1 contra o Volta Redonda. De lá para cá, o tricolor rodou a América do Sul e grande parte do Brasil, e fez outros 35 jogos, muitas vezes após longas viagens, de logísticas bem complicadas.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Flu já esteve na Região Nordeste por 3 vezes, já foi ao Centro Oeste 2, já esteve em Belo Horizonte, Santos, Porto Alegre, Curitiba e Chapecó. Já visitou Chile e Colômbia e, até o dia 13 de junho – último jogo antes da pausa – fez 36 jogos em 146 dias. Isso dá uma média de 1 jogo a cada 4 dias. Em termos de quilometragem percorrida… foram quase 30.000 km somente nesse primeiro semestre. E apesar da média ser de 1 jogo a cada 4 dias, esse intervalo não chegou a 72h de um jogo para o outro em determinadas situações. Incluindo quando a delegação retornava ao Rio e já tinha compromissos aqui mesmo, no Maraca.
Viagens extremamente cansativas foram enfrentadas, por exemplo, para ir a Lucas do Rio Verde, enfrentar o Luverdense, onde a delegação finalizou a maratona das 7 horas num ônibus, pois a cidade não tem aeroporto. Ou ainda para encarar o Nacional, em Medéllin, quando a escala foi feita na Cidade do Panamá, e o voo durou mais de 10h. Imagina a galera sentada naquelas poltronas de avião…
O Flu na temporada:
36 Jogos, com 15 Vitórias, 10 Empates e 11 Derrotas;
Foram 59 Gols pró e 36 Gols contra, o que deixa um saldo de 23 gols positivos;
Aproveitamento de 51%
Mas a média que mais preocupa a torcida é a do Brasileirão:
Em 9 Jogos, o Flu conseguiu somente 2 vitórias e 2 empates, somando 8 pontos. Foram 5 derrotas nas primeiras 9 rodadas. E o saldo de gols também não é bom. Marcamos 12 e sofremos 15, o que nos deixa com um saldo negativo de 3 e um aproveitamento pífio, de somente 30%.
O Flu teve uma tabela madrasta até o presente momento, é bem verdade. Jogamos 4 vezes em casa – Goiás, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo – sendo 2 clássicos. E 5 jogos fora – Santos, Grêmio, Bahia, Athlético-PR e Chapecoense. E, se por um lado tivemos essa sequência esquisita, no segundo turno a teremos de forma contrária: vamos sair para pegar o Goiás, receber Santos e Grêmio, fazer o clássico contra o Botafogo (Engenhão), sair para encarar o Cruzeiro fora, depois receber o Bahia e o Athlético-PR, ter o clássico contra o Flamengo e, por fim, receber a Chape. Ou seja, se nos primeiros jogos do turno do Brasileiro, jogamos 5 fora e 4 em casa, com dois clássicos, no returno nos mesmos 9 jogos, faremos 7 em casa (sendo 2 clássicos com mando dos adversários). Se chegarmos bem no returno, dá para embalar!
Mas para chegar em condições de brigar por alguma coisa, o Flu precisa acelerar agora. E a sequência promete ser boa. Já na volta do Campeonato, no Maraca, o Flu recebe o Ceará; depois terá o clássico contra o Vasco, com mando deles; na sequência, recebe o São Paulo, no Maraca; recebe o Inter, também no Maraca; sai para pegar o Atlético-MG; por fim, recebe o CSA. Ou seja, dos próximos 6 jogos, 5 serão no Rio. Se conseguirmos uma arrancada…
Depois teremos o Palmeiras fora, receberemos o Avaí no Maraca, vistaremos o Fortaleza e fechamos o turno contra o Corinthians aqui. Ou seja, temos totais condições de iniciar o segundo turno em condições de brigar por, pelo menos, vaga na libertadores.
E nesse meio todo, ainda temos a Sula. Enfrentaremos o Peñarol (URU) dia 23/07, logo após o jogo contra o Vasco (20/07), e antes do São Paulo, em casa (27/07). Ou seja, O Flu estará no Rio, vai e volta de Montevidéu, e joga contra o São Paulo aqui também, o que evita um desgaste ainda mair da delegação.
O Flu ainda terá pela frente mais 29 jogos pelo Brasileirão e 7 jogos pela Sula (vamos torcer). O que dão exatamente 36 jogos pela frente. Já jogamos 36. Coincidência? Nada, é o Gravatinha.
ST