38 anos? Idade não impede Nenê de se destacar no Flu

Compartilhe

O Fluminense vem mesclando a experiência de jogadores rodados com a juventude de Xerém. O clube sofreu diversas críticas por apostar em jogadores com uma idade alta, mas ontem se consagrou dentro e fora de campo. O título da Taça Rio coroa não só a grande atuação, mas também o posicionamento tricolor durante toda a discussão narrativa e o embate jurídico que vimos ao longo das últimas semanas.

Uma das críticas feitas ao clube era a idade dos jogadores – muitos criticaram bastante a escolha de jogadores experientes. E daí surge o questionamento feito pelo Flu em nota oficial antes da final: o que faz um time campeão? Quantos pontos o Fluminense jogou fora no campeonato brasileiro do ano passado justamente por não ter experiência, por não conseguir segurar um resultado?

A resposta tricolor veio no campo: uma entrega que não assistíamos há tempos, uma grande correria e muita vontade de ser campeão. E vale ressaltar que ontem o Fluminense não tinha 2 dos seus principais jogadores experientes: Fred e Ganso. A “responsa” ficou com Nenê – e o craque correspondeu. Ainda que estivesse exausto, jogou os 90 minutos, correu bastante, se movimentando o tempo o todo. Um verdadeiro líder.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Não é só a experiência que conta nessas horas. A resposta tem que vir em campo, com números. E os números de Nenê comprovam que seus quase 39 anos são um mero fator. Que sua idade não lhe impede de se destacar. Na final de ontem, contra o time mais forte do país, o jogador teve o seguintes números:

2º jogador de linha do flu com mais % de bola (3,8%), 1 desarme certo, 1 cruzamento certo e 3 errados, 3 finalizações erradas, 1 interceptação, 4 lançamentos errados, 21 passes certos e 2 errados e 1 perda de bola, 1 pênalti convertido, 1 cartão amarelo, 4 faltas recebidas e 1 feita.

Mapa de calor de Nenê mostra que o jogador se movimentou bastante pelos dois lados do campo e ajudou também na marcação. Quase 39 anos!

Esses números foram numa final, onde o contexto é sempre maior, mas seus números no campeonato falam por si só. Nenê é o artilheiro do Flu na temporada. Na noite de ontem se doou demais pelo time, correndo os 90 minutos. Também sofreu faltas, que ele mesmo bate e sempre vai levar perigo na bola. E vale ressaltar o mérito de Odair, que manteve o jogador até o fim.

Nenê vai fazer 39 anos agora em Julho, mas isso não quer dizer absolutamente nada. É preciso confiar no trabalho da fisiologia e no próprio jogador, que tem muito a ajudar o Fluminense nesse caminho de reconstrução. Aguardamos por dias melhores, mas é certo que a mescla entre juventude de Xerém e a experiência de jogadores mais rodados é um bom caminho.

As informações da matéria e o mapa de calor foram retirados do footstats.com.

ST!


Compartilhe